Idosos visitam o Jardim Botânico pela primeira vez

Publicada em 16/05/2014 às 19:24

Um grupo de veteranos moradores de Jundiaí aprovou nesta sexta-feira (16) o lado ambiental do programa “Envelhecimento Ativo”, fruto de parceria entre a Coordenadoria do Idoso, o Centro de Educação Ambiental (da Secretaria de Educação) e o Jardim Botânico (da Secretaria de Serviços Públicos).

A visão do grupo de participantes, moradores do Lar Nossa Senhora das Graças, interagindo com o lago de peixes e garças, com o orquidário ou com o jardim de plantas medicinais do Jardim Botânico foi de encantamento e resumiu o resultado dessa interação.

FIQUE PODE DE MAIS ATIVIDADES COMO ESSA

Grupo teve uma interação direta com aves e peixes do lago

Grupo teve uma interação direta com aves e peixes do lago

Todo o grupo de idosos teve contato com o Jardim Botânico pela primeira vez. Para Laerçon Brunelli, de 71 anos, a cena no lago lembrou as pescarias vividas nos rios Tietê e Piracicaba, com detalhes sobre as matas que existiam nas margens e da qualidade das águas de décadas atrás.

Essas trocas de informações foram destacadas pela educadora Débora Scarpinelli, e por Thiago Pires, agrônomo do Botânico. O projeto vai ser repetido nos dias 26 de maio, com idosos da Clínica Bela Vista, e no dia 29 de maio, com moradores da Cidade Vicentina.

Orientação do projeto envolve diversos setores

Orientação do projeto envolve diversos setores

Cultura e Saúde
O programa envolve ainda um outro projeto, em parceria com a Secretaria de Cultura, que teve uma fase-piloto desenvolvida em abril com o Museu Histórico e Cultural e com a Pinacoteca Pública na parceria com a socióloga Creusa Claudino. “Estive também no Solar, foi muito bom”, comentou a visitante Jacires Pires durante o passeio.

Um dos setores responsáveis por este fomento é a rede de unidades da Secretaria de Saúde, com diversos projetos em andamento nos bairros como Retiro, Caxambu, São Camilo, Corrupira e muitos outros.

Para Cláudia Sartori, titular da Coordenadoria do Idoso (ligada à Secretaria da Casa Civil), esses trabalhos mostram o grande potencial da cidade para oferecer condições adequadas à população acima dos 60 anos, que está em fase de crescimento nos próximos anos. Atualmente, de acordo com material de apoio produzido pelo setor, o segmento tem 52 mil pessoas.

Para a educadora Claudete Formis, essa conscientização também vai permitir outros benefícios. “Envolve o treinamento de monitores e até mesmo a avaliação das condições de acesso e de mobilidade em cada área”, destacou.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/16/idosos-visitam-o-jardim-botanico-pela-primeira-vez/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original