Cia. de Dança de Jundiaí emociona na estreia
Publicada em 17/05/2014 às 15:37A cidade de Jundiaí é a protagonista do espetáculo ‘Sobre os Trilhos’, estreado pela Companhia de Dança de Jundiaí, na noite de sexta-feira (16), na abertura da Mostra de Dança, no Teatro Polytheama. O evento prossegue neste sábado (17), às 20h e no domingo (18), às 17h, com entrada franca.
Em sua estreia, a Companhia de Dança de Jundiaí emocionou a plateia ao reviver os tempos áureos da ferrovia na cidade. No palco do teatro, oito bailarinos jundiaienses, sob a direção da coreógrafa Miriam Druwe, contaram, durante uma hora, a história da cidade partir da estação de trem da Fepasa e da imigração italiana.
Os ensaios, realizados desde agosto do ano passado no Complexo Fepasa, inspiraram a coreografia. “Esse espaço, tão cheio de histórias e memórias de Jundiaí, nos trouxe boas ideias”, revela a coreógrafa. A cenografia e figurino do espetáculo são de Juliana Fernandes e a trilha sonora é de Divanir Gattamorta, ambos de Jundiaí.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a qualidade do espetáculo e sua contribuição para a cultura e memória da cidade. “Pelo Complexo Fepasa circulavam dois mil ferroviários, que trabalharam e participaram efetivamente da memória apresentada aqui. É um orgulho para a cidade ter uma companhia de dança deste nível. Tenho certeza que este trabalho trará muitos resultados para o grupo e para o município.”
Filha de ferroviário, a fotógrafa Adriana Zutini, 45, viajou no tempo durante o espetáculo. “Sou suspeita para falar. Frequentei a Fepasa, retratada muito bem pela cenografia desse espetáculo maravilhoso, digno de ser apresentado em festivais internacionais”, disse.
Após a abertura com a Cia. de Dança, a mostra prosseguiu com apresentação de 15 escolas de dança de Jundiaí e região. Priscila Cruz, diretora da Danzaria, participou com três coreografias e 35 bailarinos e destacou a importância da mostra. “É uma oportunidade que os bailarinos têm de dançar na cidade e mostrar o talento que têm para o público jundiaiense. E este ano, eles contam com um atrativo a mais, que são as oficinas e workshops.”
Para a bailariana da Cia. Kahal, Ana Carolina Cruz Augusto, de 13 anos, a mostra promove o intercâmbio entre as escolas. “O bailarino fica em contato com diversos estilos e públicos, o que é muito bom para o seu desenvolvimento.”
Serviço
A Mostra de Dança prossegue neste sábado com apresentação de 15 grupos. No domingo são mais oito. Nos dois dias, a abertura será feita pela Companhia de Dança de Jundiaí, com a coreografia ‘Sobre os Trilhos’. Além dos espetáculos, são realizadas oficinas gratuitas, ministradas por profissionais de dança. No domingo, às 9h30, acontece a oficina de balé clássico com Gisele Belloti, e às 11h30 de jazz com Érika Novachi.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.
Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original