Com Hortência, Centro de Basquete é lançado em Jundiaí
Publicada em 19/05/2014 às 19:22A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e a ex-jogadora Hortência Marcari firmaram parceria com caráter social e que incentiva o surgimento de novos talentos. O município será um dos núcleos do projeto Centro de Basquete, que tem Hortência como madrinha.
O lançamento oficial do projeto ocorreu nesta segunda-feira (19), no Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão. O evento contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi, do secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, e da jogadora Hortência, além da participação das crianças do projeto e apresentação da equipe de Jundiaí de ginástica rítmica. Os vereadores Marcelo Gastaldo e José Dias acompanharam o lançamento.
VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO
“Jundiaí é forte no basquete e a chegada do projeto da Hortência vem fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na cidade. Jundiaí tem uma vocação para formar atletas e este trabalho vai ajudar ainda mais”, disse o prefeito Pedro Bigardi.
A ex-atleta e madrinha do projeto, Hortência Marcari, destacou que o foco é o surgimento de novos talentos na modalidade, oferecendo infraestrutura e método exclusivo para jovens com idades entre 10 até 17 anos. A metodologia é assinada pela própria jogadora.
“Jundiaí respira basquete e por isso escolhi a cidade para trazer meu projeto. Acredito que um treinamento com método exclusivo vai fortalecer a modalidade e ajudar ainda mais na formação”, destacou Hortência. A jogadora recebeu das mãos de Pedro Bigardi e Cristiano Lopes a medalha Japy. A honraria é oferecida para pessoas e entidades que de alguma forma incentivam ou incentivaram o esporte em Jundiaí.
Núcleos
Em Jundiaí, o Centro de Basquete será instalado no Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão (Anhangabaú), e nos centros esportivos Mario Milani (Ivoturucaia), Francisco Álvaro Siqueira Neto (Jardim Martins), Arammis Polli (Vila Hortolândia) e Francisco Gastaldo (Morada das Vinhas) e vai beneficiar cerca de 250 crianças. As inscrições podem ser feitas diretamente nos centros esportivos.
“O grande objetivo para nós é ter novos praticantes para a modalidade e incentivar o esporte. O nome da Hortência é imprescindível nisso porque tem facilidade de atrair os jovens até os centros esportivos”, disse Cristiano Lopes.
O projeto está apoiado na criação de núcleos de ensino em cada uma das cidades envolvidas. Com o objetivo de padronizar o método de ensino, todos os professores passaram por um período de capacitação.
Ao todo, mais de 4 mil crianças e adolescentes de 11 municípios do Estado de São Paulo já são beneficiadas. Além de Jundiaí, as cidades de Botucatu, São José dos Campos, Marília, Ribeirão Preto, Catanduva, Bauru, Santos, Guarulhos, Araraquara e Presidente Prudente contam com unidades do projeto. “É um programa que visa a formação dos atletas e não a competição. É um trabalho importante que dá a oportunidade dos jovens iniciarem na modalidade”, disse Marcelo Autran Chagas, o Cuca, coordenador do projeto em Jundiaí.
O programa já está em funcionamento em Jundiaí. “Já estou fazendo basquete no Siqueira Neto e estou adorando. Gostei muito de ter conhecido a Hortência”, disse Juan Pablo dos Santos Sena, de 10 anos.
Cesar Bianchi Quiesi, de 13 anos, pratica a modalidade no núcleo do Bolão. “A vinda da Hortência hoje incentiva ainda mais a gente a praticar a modalidade. Meu sonho é o de me tornar jogador de basquete”, disse.
O Centro de Basquete é uma parceria do Instituto de Gestão Sustentável do Esporte (IGSE) com as Secretarias de Esporte de 11 municípios, com aporte da operadora Vivo e apoio do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).
Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
10/01/2025
Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade estende atendimento durante as férias
-
08/01/2025
Prefeito propõe investimento no esporte e celebra conquistas históricas
-
04/01/2025
Prefeito realiza visitas técnicas e avalia demandas em saúde, esporte e inovação em Jundiaí
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
Baixe as fotos desta notícia na resolução original