Equipe de enfermagem participa de atualização sobre curativos
Publicada em 21/05/2014 às 13:02Um grupo de 70 integrantes da equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde reuniu-se nesta terça-feira (20) para uma atualização sobre procedimentos e materiais usados nos curativos. “A busca é sempre pelo encontro entre a melhor prática e técnica para que essa área contribua para uma boa recuperação, sem sequelas e no melhor tempo”, afirmou a coordenadora de enfermagem, Nadejda Picchi Izmailov.
LEIA TAMBÉM
Vacinação contra gripe atinge 68% dos idosos
Há, inclusive, uma comissão técnica voltada ao tema. Em 2013, mais 36 mil curativos foram registrados oficialmente no sistema de saúde de Jundiaí, nas unidades básicas nos bairros e em diversos ambulatórios da atenção especializada. O número não inclui o Hospital São Vicente e o Hospital Universitário, computados em separado.
Para Nilce Bitto Dompieri, coordenadora da comissão técnica, alguns protocolos são essenciais, tanto em casos básicos, como queimaduras em escapamentos de motocicletas, quanto em casos mais graves, como úlceras venosas ou arteriais e complicações de pés diabéticos.
“Temos sempre reforçado os padrões recomendados para cada caso. É assim com o diagnóstico de cada situação, com a forma de uso de luvas e pinças, com a forma de aplicação de soro para limpeza”, explicou Nilce.
Da proibição de uso de materiais novos ou não autorizados pela comissão técnica até a pressão do soro aplicado, o encontro foi bastante detalhado. As unidades básicas e especializadas da rede municipal contam também com o suporte do Manual de Diagnóstico de Enfermagem (de Lynda Juall Carpenito), distribuído como material de apoio.
“Esta é uma área muito importante para o setor de enfermagem e esses fluxos compartilhados garantem um padrão para toda a rede”, explicou Nilce.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman e Paulo Grégio
Baixe as fotos desta notícia na resolução original