Esportes homenageia Dalmo Gaspar no sábado

Publicada em 21/05/2014 às 15:16

O jundiaiense Dalmo Gaspar, que fez história no Santos, será homenageado pela Secretaria de Esportes e Lazer neste sábado (24) durante a abertura oficial dos Campeonatos Sub13 e Sub17 de futebol, organizados pela pasta. As duas competições levarão o nome do ex-lateral esquerdo. A abertura e a homenagem serão realizadas às 9h no ginásio do Centro Esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami. Os campeões levarão o troféu Dalmo Gaspar.

LEIA TAMBÉM
Pedestrianismo: Jundiaí fatura 11 troféus em Itupeva
Com Hortência, Centro de Basquete é lançado em Jundiaí

“É uma homenagem justa. O Dalmo faz parte de uma família muito querida na cidade e tem uma história ímpar no futebol. Ele levou o nome de Jundiaí pelo mundo inteiro. Nada melhor do que homenageá-lo em vida”, disse o secretário Cristiano Lopes.

O jundiaiense Dalmo Gspar fez história com a camisa do Santos

O jundiaiense Dalmo Gspar fez história com a camisa do Santos

Nascido em Jundiaí, Dalmo Gaspar começou carreira no Paulista e teve passagem pelo Guarani, de Campinas. De lá, foi para o Santos, onde marcou seu nome na história do time da Baixada Santista. Ele fez parte do lendário time formado por Gilmar, Lima, Mauro, Dalmo, Zito, Calvet, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

No Santos, ele conquistou cinco campeonatos paulistas (1958/60/61/62/64), duas Taças Brasil (1961e 1964), duas Libertadores (1962 e 1963), dois campeonatos mundiais interclubes (1962 e 1963), o Rio-São Paulo de 1959, além de torneios internacionais, como o de Paris (1960 e 1961), o de Valência (1959), Cidade do México (1959), Itália (1961) e San José (1961).

Campeonatos Sub13 e Sub17 levarão o nome do ex-jogador

Campeonatos Sub13 e Sub17 levarão o nome do ex-jogador

Dalmo atuou em 369 jogos com a camisa do Santos, marcando quatro gols. O mais importante dele saiu no dia 16 de novembro de 1963, quando, de pênalti, fez o gol da vitória santista diante do Milan, que valeu o bicampeonato mundial para o Peixe.

Era o terceiro jogo da final. No primeiro jogo, na Itália, o Milan venceu o time praiano por 4 a 2. O jogo de volta foi no Maracanã e o Santos venceu pelos mesmos 4 a 2, forçando o terceiro jogo que terminou com a vitória santista, com gol de Dalmo.

Competições
O Campeonato Sub13 será dividido em duas séries: Clubes e Complexos Esportivos. A série Clubes terá a participação de nove equipes, que serão divididas em dois grupos, que se enfrentarão em turno único.

O grupo A é formado por: Meninos do Brasil Santa Angela, AABB/Rosana Joias/Instituto, Corinthians Chute Inicial, Clube Jundiaiense e Associação Nova Odessa. O grupo B tem: Escola do São Paulo FC, Meninos do BR Benassi, Meninos da Vila e AABB Rosana Joias ONG Esporte.

A série Complexos Esportivos terá a participação de seis equipes, que se enfrentarão em turno único. Os quatro primeiros avançam de fase e fazem a semifinal do torneio. A competição terá os seguintes times: CECE Antonio Marcussi, CECE Romão de Souza, Colégio São Vicente, CECE José de Marchi/Sarapiranga, CECE Benedito de Lima e CECE Aramis Poli/Morada.

Sub17
Assim como o Sub13, o Sub17 terá duas séries. Dez equipes participam da Série Clubes divididas em dois grupos, avançando para a próxima fase os quatro primeiros de cada chave. A chave A será formada por: Meninos da Vila Listrado, Sempre Tem Elétrica, Escola do São Paulo FC, AABB/Rosana Joias/Instituto e Buscapé Futebol Arte. A chave B tem AABB/Rosana Joias/Ong Esporte, Meninos da Vila Preto, Associação Nova Odessa, Grêmio Eloy Chaves e Corinthians Chute Inicial.

A série Complexos Esportivos terá a participação de seis equipes que se enfrentarão em turno único. Os quatro primeiros avançam de fase e fazem a semifinal do torneio. A competição terá os seguintes times: CECE Antonio Marcussi, CECE Romão de Souza, Colégio São Vicente, CECE José de Marchi/Sarapiranga, CECE Benedito de Lima e CECE Aramis Poli/Morada.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/21/esportes-homenageia-dalmo-gaspar-neste-sabado-24/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original