Comissão garante acessibilidade ao município

Publicada em 23/05/2014 às 15:16

Na tarde da quinta-feira (22), a coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizou a primeira reunião da CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade), no auditório do Paço Municipal. A CPA é um órgão da Prefeitura de Jundiaí, composto por representantes de diversas secretarias, órgãos municipais e sociedade civil. Tem como objetivo incluir acessibilidade nos transportes, em edificações e em todo cenário urbano. Contando com engenheiros e arquitetos entre os membros, realiza vistorias e análises de projetos, além de coordenar ações que dêem acessos a todos os cidadãos.

Reunião dá início a comissão que fiscaliza acessibilidade ao município

Reunião dá início a comissão que fiscaliza acessibilidade ao município

“Após toda articulação que realizamos entre a coordenadoria e as secretarias municipais, demos o primeiro passo para que a comissão entre em prática. A lei de acessibilidade existe, mas não é cumprida. O nosso objetivo é aplicar a lei ”, afirma o coordenador Reinaldo Fernandes.

Para o representante do conselho e sociedade civil, Nilo Novaes Silva, a proposta é mudar a questão da acessibilidade que foi esquecida por alguns anos na cidade. “Acessibilidade não é só fazer uma rampa para cadeirantes. Além da mobilidade, envolve educação, saúde, comunicação, ou seja, garantir todos os direitos das pessoas com deficiência.”

Os nomes dos participantes da Comissão Permanente de Acessibilidade já foram indicados pelas secretarias e, após um decreto na Imprensa Oficial, os integrantes poderão colocar as ações reunidas em prática. Participaram representantes das pastas de Obras, Cultura, Fundação de Ação Social (Fumas), Saúde, Planejamento e Meio Ambiente, Serviços Públicos, Casa Civil, Educação, Esporte, Finanças, além do Conselho dos Idosos e Pessoas com Deficiência.

Luiza Ronchi
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/23/comissao-garante-acessibilidade-ao-municipio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original