Paulo Borges desvenda segredos dos quadrinhos

Publicada em 24/05/2014 às 16:19

De um círculo desenhado no quadro, surge um monstro. De uma figura que lembrava um feijão, aparece o famoso Pato Donald. Assim o ilustrador profissional Paulo Borges mostrou a crianças e adolescentes como é possível fazer desenhos – seja de personagens conhecidos ou aqueles que habitam a nossa imaginação. Ele foi responsável pelo workshop ‘Histórias em Quadrinhos’, realizado gratuitamente neste sábado (24), na Biblioteca Pública Professor Nelson Foot, no Complexo Argos.

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO

Paulo Borges mostra esboços aos alunos do workshop

Paulo Borges mostra esboços aos alunos do workshop

Nos 27 anos de trabalho como ilustrador, Paulo Borges foi o responsável por desenhar histórias em quadrinhos da Disney no Brasil e também pelas ilustrações dos 10 mais importantes livros infantis da Obra de Monteiro Lobato. Morador em Jundiaí há 10 anos, ele tem agora um estúdio na cidade, onde oferece cursos artísticos.

De forma bastante didática, Paulo Borges mostrou como são feitos os quadrinhos em editoras e alguns esboços de trabalhos realizados profissionalmente. Tirou dúvidas de alguns que já conhecem técnicas de desenho com a mesma dedicação que mostrou a outros qual a forma de iniciar um determinado personagem.

Depois, deixou que as crianças criassem os próprios desenhos e colocou a criatividade da turma para funcionar. Tudo sob os olhares atentos dos pais e responsáveis, que acompanhavam a aula bem de perto. “Trouxe meu afilhado de 8 anos para participar. Faço pesquisas na biblioteca e vi pelos folders e também pelo Facebook da Prefeitura de Jundiaí que haveria o workshop”, destacou a professora Sue Ellen Lorenti Higa.

Imaginação
Ao lado dela, o pequeno Douglas Fernando Lorenti Filho mostrava orgulhoso o desenho do ‘Dente Afiado’, um lobisomem que ele criou para ilustrar a história em quadrinhos. “Gostei do Paulo, aprendi várias técnicas. Agora eu sei que preciso primeiro fazer o desenho com um lápis de cor clara para depois contorná-lo”, comentou.

A família Codarin esteve representada no workshop por Giovana Camargo Codarin, 11 anos, Guilherme Camargo Codarin, 8 anos, e Estela Codarin, de 9. A imaginação do trio levou-os a desenvolver personagens inspirados no coelho de estimação, em borboletas e até num robô-homem. “Eu gostei porque aprendi várias coisas”, ressaltou Giovana.

Técnicas de desenho foram assimiladas

Técnicas de desenho foram assimiladas

Para Paulo Borges, o mais importante foi vê-los livres para desenvolverem o que quisessem. “Achei que teria de criar algumas histórias para eles, mas todos já tinham seus enredos e personagens”, contou. “A ideia é essa mesmo: apenas um papel em branco e o lápis para estimular a criatividade. Espero que essa iniciativa seja vista com bons olhos e que a Prefeitura de Jundiaí realize mais ações deste tipo.”

Depois dos desenhos, os alunos visitaram a Gibiteca Gedeone Malagola, recém-inaugurada pela Biblioteca Professor Nelson Foot. O local, todo decorado, foi projetado pela equipe da biblioteca e pelo ilustrador, quadrinista e professor de desenho, Ede Galileu. “Essa oficina faz parte da inauguração da gibiteca. Nossa intenção é sempre trazer eventos para cá, como este com o Paulo Borges”, lembrou Ede.

A biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens – dentro do Complexo Fepasa. O telefone para mais informações é o 4527-2110.

Assessoria de Imprensa
Fotos: PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/24/paulo-borges-desvenda-segredos-das-historias-em-quadrinhos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original