Alunos da rede municipal participam de Olimpíada

Publicada em 26/05/2014 às 16:07

Um grupo de aproximadamente 3,5 mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação participa neste ano da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

MAIS
Saiba como será a premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa

Ao todo, 117 professores de 45 escolas municipais fizeram a inscrição

Ao todo, 117 professores de 45 escolas municipais fizeram a inscrição

Ao todo, 117 professores de 45 escolas municipais fizeram a inscrição. Neste ano, o tema proposto para todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio é “O lugar onde vivo”. O objetivo é estimular o estudante, antes de escrever o texto, a interagir com o ambiente em que vive, aprofundando o seu conhecimento sobre a realidade e afinando relações com a comunidade.

Entre as categorias concorrentes estão: Poemas (para os 5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (7º e 8º anos do Fundamental), Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigos de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

Preparação
Nos próximos dias, cada professor da rede municipal receberá do MEC materiais para auxiliar no desenvolvimento de oficinas com os alunos. A Secretaria de Educação também está incentivando. Além do material didático que tem conteúdos que auxiliarão na produção das redações, foram adquiridos livros de poema, por exemplo, para enriquecer o trabalho.

“Para a rede municipal, a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa é muito importante por se tratar de um espaço de expressão, de estímulo à leitura e à produção escrita. Será uma ocasião especial, em que alunos poderão demonstrar sua visão, sua autonomia intelectual, sua capacidade de pesquisa, por meio de uma produção escrita. Quanto aos professores, é uma oportunidade para aprimorar sua prática”, comenta a diretora de Ensino Fundamental de Jundiaí, Suzzete Aparecida Longo Vermiglio.

Para a supervisora do Ensino Fundamental e responsável pelo desenvolvimento da iniciativa nas unidades rede municipal, Cinthia Rizzato Polonio, a Olimpíada é mais do que uma competição. “É uma grande iniciativa, pois vai ampliar o conhecimento do estudante sobre a comunidade em que vive e ainda colocará o aluno em contato com diferentes poemas e autores. Estamos satisfeitos com o interesse de nossos professores.”


Roberta de Sá
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/26/alunos-da-rede-municipal-participam-da-olimpiada-de-lingua-portuguesa/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original