Limpeza do Rio Jundiaí Mirim abre programação

Publicada em 29/05/2014 às 18:13

Com uma iniciativa educativa que usa águas límpidas para mostrar como quase todo o lixo atirado nas ruas acaba poluindo os riachos e os rios, o evento “Limpeza do Rio Jundiaí Mirim” abre neste domingo (1º) a Semana Mundial do Meio Ambiente 2014 na cidade. A participação é aberta aos interessados e não é preciso se molhar para colaborar com o evento, pois um grupo segue pela água (rasa) e outro complementa o trabalho em terra firme, pelas margens do rio que abastece a cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Ação é realizada desde 2000

Ação é realizada desde 2000

“É uma ação simbólica, mas que tem muita importância nestes tempos de crise hídrica”, afirma o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, que articula o apoio da Prefeitura de Jundiaí à ação. O evento é organizado desde o ano 2000 pela família Keller. Para Lilian Notomi, a Lica, uma das coordenadoras ao lado de Alvanir de Oliveira, o Jornada, esse objetivo educativo sempre foi o foco principal do evento realizado sempre perto da principal data ambiental do ano. Mas há também o lado afetivo de quem vive perto do rio há quase 100 anos, como a matriarca Emilie, de 97 anos.

Neste ano, além do apoio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros e do Grupo Escoteiro Curuqui, o evento conta com os patrocinadores dos últimos anos (como Rotary Club Jundiaí Sul, Contart, Varal Coisa e Tal, Jund Extintores, ABC Brinquedos e Molinero Fire) e também da MRV. A organização é das escolas de mergulho Jornada Sub e Naui Green Diver.

“Mas o rio é raso, não precisa mergulhar. Quem se dispõe a entrar na água recebe o apoio de uma roupa de neoprene”, afirma Lica.

Principal manancial de água da cidade, a bacia do rio Jundiaí Mirim tem nascentes em áreas dos municípios de Jarinu e de Campo Limpo Paulista antes de ser formada por riachos e córregos de bairros rurais das regiões leste e norte da cidade. O evento funciona também como um manifesto pela conservação da natureza nessa bacia hídrica.

Mas quem pensa que essa condição garante a limpeza total das águas está enganado. A cada ano, com variações, uma caçamba de lixo de diversos tipos é retirada do rio. O motivo é, como apontado pelos organizadores, a falta de consciência das pessoas de que o lixo atirado nas ruas, terrenos baldios e em qualquer área acaba seguindo mesmo que parcialmente para as águas. Nesse sentido, o evento é uma aula ao ar livre.

Para colaborar com a iniciativa, o ponto de encontro será às 8h na altura do número 2.650 da avenida Humberto Cereser, no Caxambu. As inscrições prévias podem ser feitas pelo telefone (11) 4586-5051 ou pelo endereço eletrônico jornadasub@jornadasub.com.br

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/29/limpeza-do-rio-jundiai-mirim-abre-programacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original