Saber popular dá vida aos jardins do Botânico

Publicada em 29/05/2014 às 19:05

Uma visita ao Jardim Botânico marcou a manhã desta quinta-feira (29) para um grupo de moradores da Cidade Vicentina, que percorreu o local atualmente reconhecido como um dos passeios “imperdíveis” do Estado. Na ocasião, as plantas alimentícias e medicinais se encheram de histórias de tempos passados, sobre canteiros de chácaras ou de quintais, e também das pessoas que conviveram nesses lugares.

Os jardins sensoriais formaram um grande atrativo aos visitantes

Os jardins sensoriais formaram um grande atrativo aos visitantes

“Estou anotando muitos comentários deles, porque fazem parte de um conhecimento popular importante para nossa área”, explicou a educadora Débora Scarpinelli, do Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream), que acompanhou o grupo.

Era difícil saber quem ensinava e quem aprendia algo no grupo. Para Lucinda Pereira da Silva, os chamados “jardins sensoriais” do Botânico remetem a muitas histórias, como os xaropes de guaco da saudosa irmã.

Entre amostras de alecrim, de hortelã, de manjericão, de boldo ou de erva-cidreira brasileira, os participantes percorreram, animados, o caminho entre o quiosque de educação ambiental e a estufa das orquídeas. De acordo com a fisioterapeuta Bruna Hamada Monteiro, esse tipo de atividade estimula a mobilidade física pela atração lúdica.

Estagiários do Botânico, como Débora Gomes, também registraram a importância da troca de conhecimentos com os visitantes. “A gente tem aulas no curso de técnico ambiental, mas esse contato é único”, destacou Débora, que estuda na escola Vasco Venchiarutti.

Alecrim faz parte da lenda, diz Correto

Alecrim faz parte da lenda, diz Correto

Atento, o visitante Pedro Correto lembrava que nasceu em 1924 para citar que o conhecimento de plantas alimentares era importante quando “tropeava” entre Bahia e Goiás. “A gente já conhecia a lenda do alecrim ser bom para o coração”, comentou. Bem perto, a cabreuvense Nair de Castro da Silva dizia preferir a erva-cidreira para acalmar os nervos.

Estímulo permanente
A atividade da Cidade Vicentina faz parte do projeto-piloto “Envelhecimento Ativo”, iniciado neste ano. “Essa parceria com setores como a educação e a saúde aponta referências para que a comunidade busque também elaborar projetos adequados para valorizar seus grupos de veteranos”, comenta a coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori.

No dia 11 de junho, um outro grupo, desta vez dentro do projeto “Eu Sou a Melhor Idade” organizado pela UBS Jardim São Camilo, também estará desenvolvendo a atividade de visitação ao Botânico como parte da visão dessa interação com a cidade.

José Arnado de Oliveira
Foto: PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/29/saber-popular-da-vida-aos-jardins-do-botanico/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original