Coordenadores ministram palestra em faculdade

Publicada em 30/05/2014 às 18:02

A Prefeitura de Jundiaí, por meio das coordenadorias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Conselhos, encerrou a programação da Semana de Serviço Social, promovida pela Faculdade Anhanguera. Os coordenadores Reinaldo Fernandes e Eginaldo Honório palestraram para mais de 100 alunos do curso de assistente social, na noite de quinta-feira (29).

Com Eginaldo na plateia, Reinaldo toca violão: marco de vida

Com Eginaldo na plateia, Reinaldo toca violão: marco de vida

“E a melhor maneira de se fazer isso é contando a própria história”, afirma o coordenador, ao contar que teve poliomielite e perdeu o movimento do corpo. “Eu sempre gostei da música ‘Sampa’, do Caetano Veloso, e o meu sonho era conseguir tocá-la no violão. Depois de muito tratamento, eu finalmente toquei e esse foi o marco na minha vida”, dá como exemplo. Por isso, as palestras são acompanhadas do instrumento e, claro, da música.

Ele explica que é preciso desconstruir a imagem de que “o deficiente é um coitado”, que não consegue fazer nada sozinho. “E, para isso, eu conto o quanto aprontei na época que fui criança e adolescente, todos os desafios que enfrentei até chegar no cargo de coordenador na Prefeitura”, diz.

Negros
Eginaldo também falou sobre a trajetória de vida dele, abordou um pouco sobre as cotas e a forma como os negros são tratados. “O preconceito ainda existe”, afirma. Para ele, as palestras foram muito produtivas, pois despertaram o interesse dos futuros assistentes sociais em entenderem que todas as pessoas devem saber e buscar por seus direitos.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/30/coordenadores-ministram-palestra-em-faculdade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original