Jundiaí marca presença no Fórum dos Gestores dos CEUs

Publicada em 30/05/2014 às 18:48

Tendo em vista a inauguração do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) no Jardim Vista Alegre, no segundo semestre deste ano, a diretora de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Eliane Silva Pinto, a diretora da Semads (SEcretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Roselaine Mamede, e os representantes da comunidade, Valdir Lira e Geraldo de Souza Fernandes participaram do I Fórum de Gestores e Comunidades dos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados).

Delegação de Jundiaí no encontro que reuniu gestores

Delegação de Jundiaí no encontro que reuniu gestores

O evento fez parte da programação da Teia Nacional da Diversidade, organizada pelo Ministério da Cultura, de 21 a 24 de maio, em Natal (RN). Os resultados do encontro serão apresentados na oficina de mobilização, que será realizada no Centro Comunitário do bairro, neste domingo (1), às 15h.

Representantes dos 125 CEUs de 22 Estados participaram do encontro inédito, que abordou questões como gestão e recursos, além de promover a troca de experiências entre os participantes. Os gestores dividiram as principais dificuldades e desafios, como o processo de mobilização social para a ocupação do equipamento.

O encontro também serviu para que o Ministério da Cultura apresentasse o mapeamento sociocultural que está sendo desenvolvido para apoiar a mobilização e ocupação dos CEUs. Segundo Eliane, este mapeamento já está sendo feito em Jundiaí, em parceria com a Prefeitura, com o intuito identificar pessoas, grupos, instituições e entidades que desenvolvem ações comunitárias, sociais ou culturais e podem contribuir para a ocupação dos equipamentos.

Participação
A fim de auxiliar o processo de ocupação dos CEUs, o Ministério da Cultura lançou editais para a inscrição de projetos de oficinas artísticas, que deverão ser realizadas por artistas e grupos locais. Cada projeto receberá R$ 100 mil por um período de ocupação de 6 meses. “Com a inauguração do CEU de Jundiaí, os grupos locais poderão participar do edital com os projetos”, explica a diretora de Ação Comunitária.

Para Eliane, o encontro funcionou como uma capacitação para os gestores dos CEUs. “O encontro foi muito produtivo. Por meio da troca de experiências com os CEUs já inaugurados, vimos que estamos no caminho certo com a gestão compartilhada com a comunidade”.

Viviane Rodrigues
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/30/jundiai-marca-presenca-no-forum-dos-gestores-dos-ceus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original