Planejamento faz ação de controle de espécies invasoras
Publicada em 30/05/2014 às 18:25A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está orientando a retirada de uma área de bambuzais na reserva biológica municipal (Rebio Serra do Japi). A ação faz parte do controle de espécies invasoras do ecossistema local. Os bambus serão destinados para serem usados em festas juninas e outros eventos da Prefeitura de Jundiaí.
“O reuso adequado de recursos naturais deve ser parte das preocupações de sustentabilidade”, explica o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior.
A prioridade para uso do material está sendo destinada para as secretarias de Educação e de Serviços Públicos, relacionadas com a promoção de eventos nas escolas e também no atendimento de eventos da comunidade, como as festas em ruas e praças.
O manejo de bambuzais está inserido na retirada de espécies exóticas invasoras determinada pelo Plano de Manejo da Reserva Biológica, elaborado em 2008. O termo refere-se a espécies vegetais ou animais que não fazem parte do ecossistema nativo.
De origem asiática, o bambu tem uma família de variedades e muitas delas possuem ampla aplicação prática em construções, artesanatos e instrumentos cotidianos. Por esse motivo, a indicação de aproveitamento na época de eventos juninos. “Outro dos usos possíveis é como tutor (estaca de apoio) no plantio de mudas de árvores”, acrescentou Gramolelli.
José Arnado de Oliveira
Foto: Divulgação
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original