Coordenadoria fala sobre o combate ao racismo
Publicada em 12/05/2014 às 17:42A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Cepppir (Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial), promove nesta quinta-feira (15), a partir das 19h30, a segunda plenária de formação e interação com os movimentos sociais negros. O evento fará menção ao 13 de Maio, Dia da Luta Contra o Racismo, e será realizado no auditório da UniAnchieta. Os interessados em participar podem fazer a inscrição pela internet.
LEIA TAMBÉM
‘Viver Sem Limites’: comitê coloca ações em prática
Desta vez, o convidado especial é Joselicio Freitas dos Santos Júnior, o Juninho, presidente do Círculo Palmarino, que falará sobre o “Combate ao racismo no Brasil de hoje”. Juninho é de Embu das Artes (SP), onde fica a sede da entidade. “Iniciativas como esta são muito importantes para abrir um espaço para os interessados em debater um tema tão importante e relevante”, diz.
Para Juninho, este tipo de evento ajuda a provocar a discussão sobre o tema e a construir corações e mentes em torno de um projeto de sociedade sem preconceitos de qualquer natureza. “A ideia é apresentar um panorama histórico da resistência negra e trazer temas atuais, como os desafios, o acesso às universidades, o extermínio da juventude, os rolezinhos e o racismo no futebol.”
Para o coordenador da Igualdade Racial, Vanderlei Victorino, as plenárias dão continuidade no debate que teve início com as conferências. “Promover a igualdade racial é um dos eixos trabalhados pela coordenadoria”, afirma. O objetivo é promover mensalmente estes encontros, voltados para comunidades negras e para todos os interessados no tema.
A primeira plenária foi realizada em abril com participação de Douglas Belchior, da União de Núcleos de Educação Popular para Negras e Negros (Uneafro Brasil), que debateu o tema “Atualidades na luta racial – Genocídio da juventude negra”. As próximas plenárias confirmadas serão com o Movimento Negro Unificado (MNU) e Instituto Luiz Gama.
O Círculo Palmarino
O Círculo é uma entidade nacional do movimento negro que visa o combate ao racismo, discriminação e intolerância – “um problema que, infelizmente, ainda marca a nossa sociedade”, segundo Juninho.
De acordo com ele, a entidade procura enfrentar o racismo das mais diversas formas, seja por meio da ação política geral na defesa de cotas e na luta contra o extermínio da juventude negra, seja no trabalho cotidiano de conscientização com palestras em escolas, projeção de vídeos, além de uma forte valorização da cultura afro-brasileira.
A sede do Círculo Palmarino está localizada em Embu das Artes (SP) e é um espaço aberto para a comunidade, onde as pessoas podem participar das atividades. O endereço é rua Campos Sales, 43, Jardim Presidente Kennedy. Telefone: (11) 4557-5773.
Niza Souza
Foto: Divulgação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original