Dalmo Gaspar é celebrado pela Prefeitura

Publicada em 24/05/2014 às 16:39

Muitas recordações e um encontro de gerações marcaram a homenagem feita pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, ao jundiaiense Dalmo Gaspar, que fez história no Santos. Ele foi homenageado neste sábado (24), durante a abertura oficial dos Campeonatos Sub13 e Sub17 de futebol, organizados pela secretaria, no ginásio do centro esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami. As duas competições, que começam na próxima semana, contarão com mais de 700 atletas e vão levar o nome do ex-jogador.

Dalmo recebeu uma placa de agradecimento da Prefeitura e teve o nome celebrado pelos garotos que vão participar da competição. O prefeito Pedro Bigardi enalteceu a história construída pelo ex-jogador. “É uma honra estar aqui e homenagear uma figura como o Dalmo, que levou o nome de Jundiaí pelo mundo todo. Dar o nome dele para os campeonatos da base é muito legal, porque a garotada tem a oportunidade de conhecer a história do Dalmo e também de se espelhar nele”, disse o prefeito.

LEIA TAMBÉM
No Dia do Desafio, Jundiaí enfrentará Vitória (ES)

Futsal: Jundiaí faz a final da Copa dos Campeões TV TEM

Dalmo e o prefeito Pedro Bigardi: valorização da história

Dalmo e o prefeito Pedro Bigardi: valorização da história

O secretário de Esporte e Lazer, Cristiano Lopes, afirmou que Dalmo Gaspar engrandece as competições de base da Prefeitura. “Queremos apresentar o Dalmo para os garotos. Ele fez história em um dos maiores times do mundo e formou uma família linda e muito querida na cidade. É uma homenagem justa e nossa obrigação é valorizar quem fez história pelo esporte jundiaiense”, explicou.

Aos 82 anos, Dalmo Gaspar agradeceu a homenagem. “Achei uma beleza este reconhecimento”, disse. O filho do ex-atleta, Fabio Gaspar, afirmou que o pai ficou bastante feliz com o reconhecimento. “Agradeço ao prefeito Pedro Bigardi e ao secretário Cristiano Lopes por esta lembrança e principalmente por fazer a homenagem em vida. Jundiaí é um celeiro de grandes atletas e é importante esta valorização. É bonito ver esta garotada conhecendo quem é o Dalmo.”

O Paulista Futebol Clube também participou da homenagem ao ex-atleta, que iniciou a carreira no Galo. O vice-presidente do Paulista, Cristiano Mingotti, entregou um kit do clube para o ex-lateral. “Ele iniciou a carreira no Paulista e foi o maior marcador do Garrincha. É uma felicidade imensa participar deste momento”, afirmou o dirigente.

Campeonatos Sub13 e Sub17 levam o nome do ex-jogador

Campeonatos Sub13 e Sub17 levam o nome do ex-jogador

Os garotos que vão participar da competição não viram Dalmo jogar, mas fizeram questão de tirar uma foto e conhecê-lo. Eles também assistiram um vídeo com as conquistas do ex-lateral do Santos. “Não sabia que Jundiaí tinha um ex-jogador com tanta história. Achei muito legal e quis tirar uma foto. Sonho um dia jogar em uma equipe grande como ele jogou”, disse Vinícius de Oliveira, de 13 anos, que vai participar do campeonato defendendo a equipe do centro esportivo José de Marchi, do Jardim Novo Horizonte. .

Histórico,
Nascido em Jundiaí, Dalmo Gaspar começou carreira no Paulista e teve passagem pelo Guarani, de Campinas. De lá, foi para o Santos, onde marcou seu nome na história do time da Baixada Santista. Ele fez parte do lendário time formado por Gilmar, Lima, Mauro, Dalmo, Zito, Calvet, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

No Santos, conquistou cinco campeonatos paulistas (1958/60/61/62/64), duas Taças Brasil (1961e 1964), duas Libertadores (1962 e 1963), dois campeonatos mundiais interclubes (1962 e 1963), o Rio-São Paulo de 1959, além de torneios internacionais, como o de Paris (1960 e 1961), o de Valência (1959), Cidade do México (1959), Itália (1961) e San José (1961).

Dalmo atuou em 369 jogos com a camisa do Santos, marcando quatro gols. O mais importante saiu dia 16 de novembro de 1963, quando, de pênalti, deu a vitória aos santistas diante do Milan, da Itália, e garantiu o bicampeonato mundial para o Peixe.

Era o terceiro jogo da final. No primeiro duelo, em território italiano, o Milan venceu o time praiano por 4 a 2. O jogo de volta foi no Maracanã e o Santos venceu pelos mesmos 4 a 2, forçando o terceiro jogo que terminou com a vitória santista, com gol de Dalmo.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/24/dalmo-gaspar-e-celebrado-em-homenagem-da-prefeitura/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original