Júlio Romanini, o ‘imperador’ do futsal de Jundiaí
Publicada em 13/05/2014 às 18:39Jundiaí conquistou o tricampeonato da Copa TV Tem dia 8 de maio, ao vencer Várzea Paulista na final, por 4 a 3, no ginásio do Bolão, em Jundiaí. O destaque da conquista foi o ala Júlio Romanini, de 34 anos, artilheiro da competição com seis gols marcados. A experiência do craque, que atuou até em Roma, na Itália, o ajudou a levar Jundiaí a mais um título.
LEIA TAMBÉM
Stand Up Paddle: Alex Araújo leva 2 títulos em Pernambuco
“Esta conquista foi muito importante para mim. No ano passado perdi o pênalti na decisão e ficamos com o vice. Desta vez pude ajudar a equipe com minha experiência. A garotada está de parabéns”, lembrou o atleta. “Na final, os mais novos me perguntaram se estava nervoso e disse que não. Mas na hora que vi o Bolão lotado, não teve jeito… Neste ano, a repercussão da competição foi muito grande”.
O atleta parou de jogar futsal profissionalmente há 2 anos, mas reforçou Jundiaí na competição e fez bonito. Júlio Romanini é um ícone do esporte em Jundiaí e atuou em 11 temporadas no futsal italiano.
Nascido na cidade, ele começou a trilhar seu caminho nas quadras aos 6 anos, quando defendia o Nacional. “Quando criança, a gente gosta de jogar bola na rua, quadra, campo. Meu pai me incentivou no futsal e me levou até o Nacional, onde joguei até os 10 anos”, disse.
Do Nacional, ele foi para o Clube São João onde ficou até os 21 anos. No novo clube, disputou diversas competições, como Estadual, Jogos Abertos e Regionais. “Com 21 anos, surgiu a chance de me transferir para a Itália e lá fiquei 11 anos direto”.
Na Itália, Romanini atuou pelo BNL de Roma, Roma, Montesilvano da Província Pescara e Fiumicino, também de Roma. Com dupla cidadania, foi convocado pela seleção italiana durante 6 anos.
“A passagem pela Itália foi uma experiência incrível. Cheguei lá com 21 anos e voltei para o Brasil aos 32. Meu crescimento profissional e pessoal foi gigantesco. Tenho duas filhas, uma delas nasceu lá”, disse. “Sou muito grato ao futsal, que me proporcionou várias coisas, como a parte financeira e o ganho cultural. Joguei na Itália em um bom momento financeiro do País. Os italianos são destaque na modalidade, junto com espanhóis e russos. Pude absorver várias coisas. Fora a organização dos campeonatos, que é bem diferente da do Brasil”, explicou.
Há 2 anos fora do futsal profissional, Júlio Romanini cursa Ciências Contábeis – ele está no quinto semestre. “Quando parei, não queria fazer nada relacionado com a modalidade. Agora já penso em ajudar de alguma forma fora da quadra, na parte burocrática”.
Jogo das Estrelas
Júlio Romanini prepara-se para a disputa do ‘Jogo das Estrelas’. Com organização da Liga Jundiaiense Futsal e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, a partida acontece dia 21 de junho (sábado), no ginásio do Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão. O duelo vai ajudar as entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (Funss). A entrada será 1 quilo de alimento ou uma lata de leite em pó.
“Essa iniciativa é muito bacana. Jundiaí precisava de uma partida desta para fomentar a modalidade”, concluiu.
Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
02/12/2024
Inscrições para as turmas de natação de 2025 serão nos dias 8 e 9 de dezembro
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original