Jundiaí recebe prêmio internacional do Primeiríssima Infância

Publicada em 19/05/2014 às 18:20

Prefeitos e secretários das nove cidades que formam o CGR (Colegiado Gestor Regional) Jundiaí, do Programa Primeiríssima Infância, reuniram-se nesta segunda-feira (19) para receberem o Prêmio Alas-BID, que marca o reconhecimento internacional ao trabalho voltado para as crianças de 0 a 3 anos de idade. A premiação foi anunciada no início deste mês na sede do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Washington.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí prorroga vacinação contra a gripe

O prefeito Pedro Bigardi destacou o trabalho entre as secretarias

O prefeito Pedro Bigardi destacou o trabalho entre as secretarias

“Esse prêmio é resultado da integração entre os governos municipais da região, ao lado do Governo do Estado, e também da cooperação entre as secretarias envolvidas. Faço questão de destacar o mérito dos profissionais que fazem as ações acontecerem”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi.

Organizado pela Fundação Alas e pelo BID, o prêmio foi apresentado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que representou o colegiado. O CGR Jundiaí foi o único projeto brasileiro aceito na categoria Best Innovation Award, voltado para propostas inovadoras, e acabou vencendo entre projetos de diversos países.

As equipes da Saúde e Semads, com o prefeito Pedro Bigardi e gestores do programa

As equipes da Saúde e Semads, com o prefeito Pedro Bigardi e gestores do programa

Além dos sete municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (Itupeva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo, Jarinu, Cabreúva e Jundiaí), o colegiado conta também com as participações de Itatiba e Morungaba.

Ações
Um dos indicadores locais desse setor foi a queda da mortalidade infantil em Jundiaí de 10,62 óbitos por mil nascidos vivos em 2012 para 9,71 em 2013. Entre as ações desenvolvidos estiveram a 2ª Semana Regional do Bebê, a elaboração de um plano de ação, a implementação de espaços lúdicos em unidades de saúde e de assistência social, a capacitação permanente de profissionais, entre outras.

Estiveram presentes ao evento, realizado no auditório do Senac Jundiaí, a diretora regional da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Bevilacqua, a assessora de implementação do programa, Lígia Bestetti, e o diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz. Além dos secretários municipais, Gerson Vilhena (Saúde) e Marilena Negro (Assistência Social).

Em Jundiaí, as atividades do programa são coordenadas por um comitê municipal, com orientações para unidades de saúde (UBS e PSF), centros de assistência social (Cras e Creas) e escolas municipais (Emeb).

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/19/jundiai-recebe-premio-internacional-do-primeirissima-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original