Médicos cubanos reforçam atendimento

Publicada em 13/05/2014 às 19:31

Quatro médicos cubanos enviados a Jundiaí pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, começaram a trabalhar nesta semana na rede de atenção básica da Secretaria de Saúde. O grupo conta com Darcon Morales Ramos (UBS Novo Horizonte), Ariannis Ocanna Rodrigues (UBS Corrupira), Ailin Corrales Hernandes (PSF Parque Centenário) e Edelangel Carraza (UBS São Camilo).

LEIA TAMBÉM
Mutirão de ortopedia começa sábado (17)

Ailin Hernandes reforça o trabalho no Parque Centenário

Ailin Hernandes reforça o trabalho no Parque Centenário

“Eles passaram por um processo de acolhimento das equipes das unidades de saúde e já estão atuando”, afirma a enfermeira Paula Hebling Malpaga dos Santos, do setor de Saúde da Família.

Com experiência internacional, todos possuem o perfil de médico generalista voltado para a saúde da família, além de terem passado por um aprimoramento na língua portuguesa. “Nossa acolhida foi muito boa”, afirmou nesta terça-feira (13) a médica Ailin Hernandes.

Um dos pacientes atendidos, Antonio Honório Pereira, mora há 26 anos no Parque Centenário e elogiou o tratamento recebido e o alerta para fazer um monitoramento da pressão arterial.

Na unidade do Parque Centenário, a nova médica encontrou um trabalho que tem outra profissional generalista, pediatra e ginecologista semanais, cirurgiã-dentista e até acupuntura, além de grupos de trabalho com moradores de diabetes, hipertensão, gestantes e atividades de artesanato e Liang Gong.

Projetos
Nas demais unidades, a chegada dos novos médicos também segue a dinâmica local. A UBS São Camilo tem projetos como o “Eu Sou a Melhor Idade”; a UBS Corrupira teve uma homenagem às mães; a UBS Novo Horizonte inaugura biblioteca na sexta-feira (16), homenageando a enfermeira Maria Fernanda Correa de Lima, e participa de evento no domingo (18), no centro de assistência social relativo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “São equipes com muitas pessoas boas”, comentou Ailin.

Todos os profissionais do Programa Mais Médicos trabalham no eixo de saúde da família, seja dentro das unidades específicas da ESF (Estratégia de Saúde da Família) ou nas equipes que atuam em unidades básicas comuns, na EACS (Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde). Jundiaí havia recebido o primeiro profissional pelo programa Mais Médicos também neste ano. Trata-se do jundiaiense Fábio Savoy, que retornou à cidade depois de temporada na região amazônica pela Marinha Brasileira.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/13/medicos-cubanos-reforcam-atendimento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original