Museus de Jundiaí promovem viagem no tempo

Publicada em 11/05/2014 às 00:17

Um ônibus cultural levou aproximadamente 30 passageiros para uma viagem no tempo, neste sábado (10), na abertura da 12ª Semana Nacional de Museus em Jundiaí. O passeio percorreu os museus da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e o Solar do Barão.

LEIA TAMBÉM
Sexta no Centro estreia com sucesso

Fim de semana repleto de atrações na cidade

O ponto de partida foi o Museu da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa, onde os passageiros tiveram uma aula sobre a história da ferrovia no Brasil. A viagem prosseguiu para a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, no Centro. No local, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do artista que dá nome ao espaço por meio da exposição “Olhares de Diógenes: aquarelas, pinturas e memórias”.

Museu da Cia. Paulista foi ponto de partida do passeio

Museu da Cia. Paulista foi ponto de partida do passeio

A mostra reúne pinturas, aquarelas, desenhos, objetos e documentos dos acervos do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí com destaque para as obras de Diógenes Duarte Paes. Sua produção retrata com humor e sensibilidade valores sociais e culturais de Jundiaí nas primeiras décadas do século 20.

O ponto final foi o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’, onde os passageiros foram recepcionados por atores caracterizados como funcionários da Companhia Paulista, representados pelo bilheteiro, operário e o chefe. No local, o diretor do Museu, Jean Camoleze, e sua equipe apresentaram a exposição “Operários, mãos à obra: o início da industrialização de Jundiaí”, que destacou imagens de trabalhadores em indústrias da cidade, como Argos e Cerâmicas Glória, entre outras.

No Solar do Barão, muitos visitantes

No Solar do Barão, muitos visitantes

“Para nós, da equipe do Museu Solar do Barão, é muito importante esta participação. Esta é uma forma de difusão do nosso acervo, de criar na população a ideia da educação patrimonial, a análise crítica, além de propagar a importância da salvaguarda da memória da cidade”, comenta o diretor do Museu, Jean Camoleze.

Popularização
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, que acompanhou a visita aos espaços, destacou a importância deste tipo de atividade para popularização dos museus. “A cidade conta com um rico acervo em seus museus, que encontra-se à disposição da população. Atividades como esta são importantes, pois estimulam nas pessoas o hábito de frequentar estes espaços, que são fontes de conhecimento.”

A doméstica Antonia Olga Custodio Cirino, 66 anos, conta que nunca tinha entrado em um museu antes. “Recebi o convite do ônibus cultural e resolvi aceitar. Gostei muito de conhecer os museus, pretendo voltar”, disse.

Em Jundiaí a passeio, a advogada Maria Mendes de OIiveira, 62 anos, aproveitou para participar do passeio. “Gostei muito de conhecer os espaços, os artistas e a cultura através das exposições. É importante promover ações como esta, pois é pelo conhecimento que se muda a mentalidade da população.”

Viviane Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/11/museus-de-jundiai-promovem-viagem-no-tempo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original