Pastoral do Menor recebe apoio do Fundo Social

Publicada em 12/05/2014 às 16:51

Com a iniciativa de descentralizar os cursos do Funss (Fundo Social de Solidariedade) e levá-los aos bairros, a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social, visitou a Pastoral do Menor da Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Engordadouro. Ela estuda a possibilidade de levar outros cursos profissionalizantes para este núcleo.

LEIA TAMBÉM
Fórum destaca ações culturais no Jardim São Camilo

Depois de conhecer as instalações e o trabalho da pastoral – que conta com a ajuda da comunidade da região – Margarete ficou surpresa com o cuidado e amor com que os envolvidos (voluntários, professoras, psicóloga) ensinam as crianças. “Eu dou muito valor ao trabalho de vocês e vou ajudá-las no que for possível”, garante Margarete.

Pastoral ganha curso de desenho

Pastoral ganha curso de desenho

O objetivo é proporcionar conhecimento, geração de renda e a oportunidade de melhorar a autoestima das pessoas. O projeto da pastoral voltado para menores de idade existe desde 2002 e começou com 65 crianças e adolescentes. Hoje, com uma triagem voltada para os mais necessitados, a paróquia está com 60 integrantes.

Primeira-dama visita Pastoral do Menor no Engordadouro

Primeira-dama visita Pastoral do Menor no Engordadouro

A coordenadora da pastoral, Jaqueline Roventa Bortolo, faz parte do projeto há 10 anos e contou que o trabalho feito na comunidade por meio dos voluntários envolve atividades de valores éticos, morais e religiosos.

“Nós vemos a pastoral como a extensão da casa dessas crianças. Queremos que elas saiam daqui e levem o aprendizado na bagagem”, comenta.

Ensinamento
O local já possui uma professora cedida pelo Funss. A educadora Alessandra Giassetti Malatesta dá aulas de desenho. “Sempre gostei de trabalhar com esse tipo de público e levar ensinamentos aos bairros mais afastados”, comenta.

“Trazer mais um curso para a comunidade agregará valor no futuro dessas crianças, que vão ter no currículo um diferencial”, complementa.

A Pastoral do Menor atende crianças entre 11 e 16 anos que só param de frequentar as aulas quando conseguem o primeiro emprego como menor aprendiz.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/12/pastoral-do-menor-recebe-apoio-do-fundo-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original