Saúde promove ato contra tabagismo, sábado (31)

Publicada em 29/05/2014 às 17:37

Na manhã do próximo sábado (31), na praça Governador Pedro de Toledo, Centro de Jundiaí, será realizado um ato em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco. Está programada uma série de serviços e orientações sobre o assunto. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Saúde, conta até com depoimentos de artistas.

MAIS
Cerest começa mais uma operação especial de fiscalização

O Pait, da Secretaria de Saúde, prepara ação no Centro

O Pait, da Secretaria de Saúde, prepara ação no Centro

“Vamos contar com duas tendas da Secretaria ali na frente da Catedral, oferecendo serviços como a medição do monóxido de carbono no ar expirado e um teste chamado espirometria, que faz uma estimativa da idade pulmonar da pessoa”, explica o cardiologista Carlos Henrique de Moraes Costa, coordenador do Pait (Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista).

O evento será realizado das 8h30 às 13h e, além dos teste, também vai contar com atrações culturais, como o Coral Unimed, e distribuição de materiais de apoio. Também serão aceitas inscrições voluntárias para o Pait, serviço desenvolvido pela Secretaria de Saúde com encaminhamentos pelas unidades dos bairros, para grupos de orientação.

“Também estamos terminando de preparar um depoimento dos músicos Zé Henrique e Gabriel, que decidiram colaborar para reforçar a campanha na internet”, ressaltou a enfermeira Carolina Azevedo.

Programa

Com um índice positivo de 70% no apoio a quem pretende deixar o vício em nicotina, o programa tem sido discutido em eventos nacionais de saúde como um caso positivo no setor. Em abril, foi apresentado na 11ª Mostra de Experiências Exitosas de Saúde dos Municípios Paulistas.

Sua mais recente iniciativa foi a parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação para a capacitação de professores da rede municipal na orientação preventiva nas escolas.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/29/saude-promove-ato-contra-tabagismo-sabado-31/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original