Serviços Públicos mapeia sistema de iluminação

Publicada em 12/05/2014 às 19:08

A Secretaria de Serviços Públicos trabalha no mapeamento dos cerca de 5 mil pontos de iluminação pública que já são de responsabilidade da administração municipal. A partir de 1º de janeiro de 2015, a Prefeitura de Jundiaí passa a ser responsável por toda iluminação pública da cidade, de acordo com resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

MAIS
‘Viver Sem Limite’: comitê coloca ações em prática

Mapeamento é feito em pontos de iluminação da cidade

Mapeamento é feito em pontos de iluminação da cidade

Segundo o secretário Aguinaldo Leite, todos os postes já estão sendo numerados. Dessa forma, quando uma lâmpada queima, por exemplo, fica mais fácil o direcionamento da equipe e o controle do prazo de garantia do produto. “Esse mapeamento vem para ajudar na gestão. Dessa forma, não vamos simplesmente substituir lâmpadas. Podemos estudar o que houve, se o problema é do produto ou da rede”.

De acordo com ele, a pasta já está trabalhando no edital para a contratação da empresa que irá absorver a demanda aproximada de mais 50 mil pontos de iluminação espalhados pelo município. Atualmente, o serviço é de responsabilidade da CPFL. O contrato, de acordo com o secretário, vai prever um software que fará todo esse trabalho de mapeamento de maneira informatizada e inteligente.

Já pensando no crescimento do volume de ações sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos, foram chamados quatro eletricistas aprovados em concurso público.

Aguinaldo Leite: "Postes numerados"

Aguinaldo Leite: “Postes numerados”

Substituição
Além disso, de acordo com o diretor da Divisão de Iluminação, Marcelo Cardoso, a pasta tem trabalhado para manter sem lâmpadas queimadas aquelas vias das quais a Prefeitura já tem responsabilidade. “Ainda sofremos com problemas de furtos em alguns locais. E estamos substituindo os fios de cobre por outro material sem valor comercial”, explica, destacando que na avenida Nove de Julho, por exemplo, já não há mais fio de cobre.

“Contudo, ainda há indivíduos que persistem nesta prática, porém, quando percebem que a fiação é sem valor comercial abandonam o local deixando muitas vezes fios expostos e interrompidos, além de caixas de passagem danificadas e abertas”, completou Cardoso.

Por conta disso, a via passa atualmente por uma nova manutenção de substituição de lâmpadas e até a próxima sexta-feira (16) estará 100% iluminada. Trabalho semelhante, com o mesmo objetivo, está sendo realizado nas avenidas União dos Ferroviários, 14 de dezembro, Ferroviários, Samuel Martins e Imigrantes, além da rua José do Patrocínio.

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/12/servicos-publicos-mapeia-sistema-de-iluminacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original