‘Viver Sem Limite’: comitê coloca ações em prática
Publicada em 12/05/2014 às 17:12Nesta segunda-feira (12), a Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Jundiaí formou a comissão que vai articular as ações do plano ‘Viver Sem Limite’ – pactuado entre o poder público municipal e o Governo Federal, no fim de 2013.
O plano propõe que Estados e municípios façam com que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, aconteça na vida das pessoas pela articulação de políticas públicas. “O objetivo é que por meio da acessibilidade, educação, saúde e inclusão social, os direitos básicos dos cidadãos com alguma deficiência tenham melhor acesso”, destaca o coordenador Reinaldo Fernandes.
O governo exige que cada município nomeie uma comissão de gestão, dentro do poder Executivo, de articulação e monitoramento do plano. O próximo passo da comissão será estudar os melhores projetos para Jundiaí e região, dentro dos eixos propostos pelo plano. “A partir das metas do plano de governo, focando nas políticas públicas, nos próximos 2 meses enviaremos nossas propostas para aprovação em Brasília”, completa Junior Nascimento, assessor municipal e integrante da comissão.
O comitê foi formado por 13 servidores de diversas secretarias: Cláudia Salles (Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência); Andrea Lux (Planejamento e Meio Ambiente); Eric Azevedo (Serviços Públicos); Hugo Kajiyama (Transporte); José Claudio Decico (Obras); Marco Luis Boriero (Assistência e Desenvolvimento Social); Maria Luiza Magro (Educação); Maurício Moreira (Saúde); Pâmela de Souza (Fundação Municipal de Ação Social); Márcia Baptistella (Planejamento Estratégico); Thiago Souza (Coordenadoria da Juventude); Junior Nascimento e Reinaldo Fernandes (Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
Em prática
Desde abril deste ano, a Secretaria de Saúde anunciou o CER (Centro Especializado de Reabilitação), que faz parte do plano ‘Viver Sem Limite’. A iniciativa, em fase de planejamento, visa abranger as sete cidades da Aglomeração Urbana (Jundiaí, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu e Louveira), com linhas de atendimento para deficiência física, intelectual e visual. Mais informações (11) 4589-8868.
Luiza Ronchi
Foto: Paulo Grégio
-
26/03/2023
Acessibilidade de Nova UBS é premiada em Congresso Estadual
-
24/10/2016
Equipe técnica da seleção de goalball é homenageada na Copa Caixa
-
19/09/2016
2ª Semana da Pessoa com Deficiência tem mais de 200 participantes
-
09/09/2016
Caravana Cultural abre inscrições para transporte de cadeirantes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original