Orquestra Municipal estreia temporada com casa cheia
Publicada em 01/06/2014 às 16:11Noite de sábado (31), plateia lotada no Teatro Polytheama para assistir ao concerto de
abertura da temporada 2014 da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), realizado em parceria com os Concertos Astra-Finamax, que trouxe para a cidade o maestro italiano Pieralberto Cattaneo. Intitulado “Brasil e Itália, um encontro de tradições musicais”, o concerto apresentou repertório com obras de compositores como Dorival Caymmi, Alberto Nepomuceno, Pergolesi, Respighi, entre outros.
POR DENTRO DO QUE ACONTECE EM JUNDIAÍ
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou o sucesso da parceria. “É um honra promover a estreia da temporada 2014 da Orquestra em parceria com os Concertos Astra-Finamax, que é um programa consagrado e tornou-se referencia nacional pela qualidade”, disse. Tércio também agradeceu e salientou a importância do público. “Sem a presença do público o espetáculo não seria completo.”
Para o produtor do Concertos Astra-Finamax, João Silveira, o público é o maior beneficiado deste intercâmbio cultural entre a OMJ e o maestro italiano. “Quem ganha é o consumidor de boa cultura.”
Sob regência da maestrina Claudia Feres, a OMJ iniciou o concerto com os hinos nacional e de Jundiaí. Na sequência, obras de Alberto Nepomuceno e Dorival Caymmi. Na segunda parte, o maestro convidado Pieralberto Cattaneo assumiu o comando. No repertório Pergolesi, Locatelli, Gaetano Donizetti, Catalani e Respighi.
Primeira vez
O concerto foi visto por aproximadamente 800 pessoas, muitas delas assistiram à apresentação da OMJ pela primeira vez. Como o casal Edna Bonzanini, de 45 anos, e Aguinaldo Bonzanini, de 46. “Gostamos muito, é uma musica de qualidade, agradável de se ouvir”, disse Edna.
A bióloga Gabriela Berro, de 22 anos, também assistiu à OMJ pela primeira vez, na noite de sábado. “Minha mãe já assistiu às apresentações da orquestra e recomendou. É um programa cultural interessante para uma noite de sábado.”
Temporada 2014
O segundo concerto, em 28 de junho, terá a participação do flautista jundiaiense Michel de Paula, que residiu vários anos na Suíça. Em agosto, será realizado um concerto sinfônico com o spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Emmanuele Baldini.
A apresentação de setembro destacará a importância do clarinete no Brasil, mostrando seu lado popular e erudito. Em outubro, a OMJ realizará um concerto dedicado às crianças. Encerrando a temporada, em dezembro, a OMJ apresentará o concerto “É Samba”, com a participação especial da escola de samba Arco-Íris, campeã do carnaval 2014 de Jundiaí, em homenagem ao aniversário do Polytheama.
Viviane Rodrigues
Foto: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original