Limpeza do rio Jundiaí-Mirim mobiliza 150 pessoas

Publicada em 01/06/2014 às 16:24

A programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, começou neste domingo (1º) com a limpeza do rio Jundiaí-Mirim, no Caxambu. A ação é realizada desde o ano 2000 pelas escolas de mergulho Jornada Sub e Naui Green Diver e atualmente conta com apoio da Prefeitura.

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Grupo foi dividido em duas equipes: uma percorreu por terra e outra pela água

Grupo foi dividido em duas equipes: uma percorreu por terra e outra pela água

Entre adultos e crianças, cerca de 150 pessoas participaram da ação este ano. O trabalho foi divido em dois grupos, um seguiu por terra firme e o outro pela água.

O geógrafo e assessor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Alexandre Baietti, acompanhou a ação e destacou a importância do evento. “Esse trabalho ajuda na conscientização da população sobre conservar esse e outros recursos hídricos”, disse. “Acredito que por conta desse tipo de trabalho as pessoas se policiam antes de jogar lixo em lugar errado.”

Vale destacar que em 2012, Jundiaí ocupava a 27ª colocação no ranking estadual de cidades sustentáveis. Em 2013, passou para a 3ª posição. “É por meio de ações como essa que pretendemos chegar no primeiro lugar”, comentou Baietti.

Desde 2000, o organizador da ação, Alvanir de Oliveira, conhecido como Jornada, promove a limpeza do rio Jundiaí-Mirim. “Eu prezo sempre pela segurança voltada às questões ambientais”, disse, durante a iniciativa.

Além do apoio da Prefeitura de Jundiaí, do Corpo de Bombeiros e do Grupo Escoteiro Curuqui,
o evento conta com alguns patrocinadores, entre eles o Rotary Club Jundiaí Sul, Contart, Varal Coisa e Tal, Jund Extintores, ABC Brinquedos, Molinero Fire e MRV Engenharia.

Ação ajuda a conscientizar sobre a preservação da natureza

Ação ajuda a conscientizar sobre a preservação da natureza

Programação
As atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente continuam nesta segunda-feira (2). Pela manhã, será realizada uma mesa-redonda sobre alimentação, saúde e meio ambiente, das 9H às 12h, no auditório do Paço Municipal.

Também às 9h, estudantes da rede municipal abrem o projeto “Floresta Feita à Mão”, realizado pela DAE Jundiaí, que prevê o plantio de cerca de 1 mil árvores de 80 espécies diferentes nas margens da represa do rio Jundiaí-Mirim, no Parque da Cidade.

Também nesta segunda-feira, às 8h, será aberta a 2ª Mostra de Arte Eco, do programa Jundiaí Feito à Mão, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. A mostra, no saguão do Paço Municipal, vai até quinta-feira (5) e reúne oito artesãos que trabalham com reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/01/semana-do-meio-ambiente-limpeza-do-rio-jundiai-mirim-mobiliza-150-pessoas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original