Encontro define orientação aos cuidadores de idosos

Publicada em 04/06/2014 às 18:33

Com representantes de diversos setores da Prefeitura, a Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (4) a primeira de suas reuniões periódicas dos médicos de clínica geral e gerentes das 37 unidades de saúde com foco no Programa de Acolhimento e Valorização do Cuidador. O programa é uma iniciativa multissetorial, que busca aumentar a eficácia do tratamento da atual população de 52 mil idosos da cidade com ciclos de capacitação de seus cuidadores.

LEIA TAMBÉM
Atriz Vida Alves participa de noite de autógrafos

Parceria e capacitação de cuidadores de idosos é o tema dos encontros

Parceria e capacitação de cuidadores de idosos é o tema dos encontros

“Estamos vivendo uma mudança sociocultural, na qual para melhorar a eficiência do atendimento é preciso capacitar contra as falhas de tratamento dos cuidadores, sejam familiares ou prestadores de serviços. Ao tratarmos disso, estamos falando também do nosso futuro”, afirma a médica reumatologista Maria Elisabeth Tomazini, do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), que desenvolveu a proposta inicial com o geriatra Marcelo Romano.

Os grupos do programa, com ciclo de quatro encontros, serão formados a partir de inscrições nos “postinhos”, nome popular das unidades básicas (UBS) ou de saúde da família (PSF).

A Coordenadoria do Idoso, a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Cultura e até a Secretaria de Educação são outros setores envolvidos. Para o educador esportivo Marcelo Moda, o projeto é interssetorial e pode fortalecer as atividades comuns voltadas para essa população. “Temos ginástica específica em todos os centros esportivos e em alguns espaços de parceria, por exemplo, e a Saúde também tem outras atividades. Vamos buscar reforçar mutuamente esses trabalhos preventivos para idosos e seus cuidadores”, comentou.

Uma curta peça de teatro dirigida por Carlos Paschoalin, por outro lado, mostra em formato cultural as atitudes de “fuga” de quem fica envolvido com uma situação de cuidado com idosos. O trabalho será usado nos ciclos de capacitação de cuidadores.

Encenação teatral mostra a "fuga" das pessoas diante das mudanças da vida

Encenação teatral mostra a “fuga” das pessoas diante das mudanças da vida

Capacitação
“São muitas situações diferentes. Nossa formação médica não contava com pessoas que fossem viver mais do que 60 ou 65 anos de idade. Hoje, chegam a 80 ou 90 anos. Quase ninguém estudava demência leve ou senil”, comentou a médica clínica Eloiza Firakawa, que atua em unidades com alta concentração de idosos como o Jardim Esplanada e a Vila Aparecida.

Para a titular da Coordenadoria de Clínica Médica, Amara Cesoni Levi Pinheiro da Glória, a capacitação permanente das equipes de atenção básica é uma prática na Secretaria de Saúde.

Uma segunda turma do corpo clínico da saúde participa da reunião nesta quinta-feira (5). “Vamos analisar as questões envolvidas com esse tema para calibrarmos outras ações necessárias”, comentou Vítor Hugo Cardoso de Sá, assessor especial da Secretaria de Saúde. A coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, também reforçou o plano de parcerias para ampliação de materiais informativos sobre essa nova realidade do município.

O conteúdo que será oferecido aos cuidadores interessados envolve conceitos simples como os tipos de ação dos idosos e deles próprios (básicas, como comer e banhar; instrumentais, como pagar as contas; e avançadas, como o lazer e a vida social). E dicas organizadoras como diagnóstico de situação, agenda, tabela de medicamentos, pastas de receitas e exames, listas de compras, verificação de acessibilidade nos compromissos e outras.

Para os moradores da cidade, as informações sobre os grupos de apoio a cuidadores de idosos estarão disponíveis na unidade de saúde mais próxima.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio e Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/04/encontro-define-orientacao-aos-cuidadores-de-idosos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original