Serviços Públicos planta ipês amarelos na Vila Aparecida

Publicada em 06/06/2014 às 17:15

A avenida Fernão Dias Paes Leme, na Vila Aparecida, está recebendo 60 mudas de ipês amarelos, do tipo cascudo. As árvores estão sendo plantadas pela Secretaria de Serviços Públicos e o trabalho, iniciado nesta sexta-feira (6), será concluído no sábado (7).

O plantio ocorre após a remoção de 30 flamboyants, considerados inadequados ao meio urbano. “Essas árvores estavam destruindo muros, calçadas, rede de esgoto e prejudicando inclusive a fiação elétrica. Por isso, após pedidos da população, optamos pela remoção e substituição”, explica o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

Foram removidas 30 árvores; no lugar, replantio de 60 ipês na Vila Aparecida

Foram removidas 30 árvores; no lugar, replantio de 60 ipês na Vila Aparecida

Os ipês foram escolhidos porque são ideias para a arborização urbana. Além disso, são indicados para calçadas estreitas, como no caso da Vila Aparecida. “Vamos replantar o dobro das árvores removidas do local. Fizemos um estudo e constatamos que há espaço suficiente para mais árvores, sem prejudicar os moradores da via”, comenta o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Lucas Aparecido Rodrigues.

O diretor explica ainda que as flores da árvore marcam a mudança de estação. “No inverno, as folhas caem e ficam os ramos. Na sequência, vem a florada, que dura cerca de 30 dias. Quanto mais rígido o inverno, mais flores o Ipê produz”, explica Lucas. Segundo ele, esse tipo de árvore tem porte médio, que varia de dois a cinco metros. Por isso, não prejudica a fiação elétrica.

De acordo com Lucas, o aspecto paisagístico da avenida mudará com o desenvolver das árvores. “Por isso, pedimos a colaboração da população, que pode colaborar para que ninguém estrague as mudas”, destacou, ressaltando que a Secretaria de Serviços Públicos fará manutenção constante dos ipês.

Ele ressalta ainda que muita gente que mora na avenida ainda demonstra dúvidas com relação aos ipês. “Algumas pessoas, traumatizadas com os estragos feitos pelos flamboyants, têm receio com relação ao plantio. Por isso, é importante destacar que os ipês não causarão transtornos, pois são ideais para aquele meio.” Um panfleto informativo sobre as árvores será entregue na região por representantes da Secretaria de Serviços Públicos, acompanhados do secretário Aguinaldo Leite, neste sábado (7).

Via também recebeu pintura do meio fio e raspagem, além de limpeza

Via também recebeu pintura do meio fio e raspagem, além de limpeza

As mudas
O engenheiro agrônomo da Secretaria, Fabiano Rodrigues Oliveira, explica que as mudas já estão desenvolvidas e que no próximo ano pode ser que as árvores já deem flores. “Não podemos afirmar nada, mas normalmente a florada é na época de agosto ou setembro. Esperamos que eles estejam floridos, dando uma nova cara à avenida.”

Ele ressalta ainda que para a população daquela região a mudança é positiva. “O acesso à calçada era complicado por causa do tamanho das raízes dos flamboyants. Além disso, por conta da altura da copa dessas árvores, ônibus e caminhões baú batiam nos troncos, que caiam na rua.”

O engenheiro frisa que com relação ao “berço”, local no qual a muda é plantada, houve uma preocupação com a largura e comprimento. “Quanto maior a área permeável para entrada de água, melhor. Assim as árvores não irão obstruir a calçada.”

Manutenção
Além do plantio, a Secretaria realiza na via a pintura do meio fio, raspagem e limpeza. Após o plantio, a pasta irá finalizar o serviço fazendo calçadas e rebaixamento de guias ao longo de toda a avenida Fernão Dias Paes Leme, com material reciclado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o Geresol.

Vale lembrar que nos locais onde os flamboyants foram removidos, as calçadas já começaram a ser refeitas.

Roçada
A região do São Camilo, bairro vizinho à Vila Aparecida, recebe ainda, neste sábado (7), um mutirão de roçada, também promovido pela Secretaria de Serviços Públicos. Mais de 40 pessoas realizarão o trabalho, que tem como intuito deixar o local mais limpo e manter afastados animais peçonhentos.

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/06/servicos-publicos-inicia-plantio-de-ipes-amarelos-na-vila-aparecida/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original