Deficientes visuais participam de oficina no Solar

Publicada em 09/06/2014 às 18:25

Um lápis, um cabo de pincel, uma folha sulfite e uma placa de EVA. Com estes materiais um novo mundo de sensações foi apresentado aos assistidos do Instituto Luiz Braille, que participaram na última sexta-feira (6) da oficina gratuita “Experiências gráficas em relevo”, oferecida pelo Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão.

A oficina, ministrada pela psicóloga e artista Lúcia Neto, faz parte da exposição “VI (VER) Diálogo Gráfico”, que prossegue em cartaz no Solar do Barão até o dia 14 de junho. “Começamos apenas com a mostra, que está passando por diversas cidades do Estado de São Paulo. Entre as obras está o painel tátil, voltado para deficientes visuais. Seguindo esse gancho, começamos as oficinas aqui na cidade de Jundiaí. A experiência é surpreendente e gratificante”, conta Lúcia.

Assistidos do Luiz Braille participaram da oficina

Assistidos do Luiz Braille participaram da oficina

Para os deficientes visuais que participaram da oficina foi uma oportunidade única. Em uma conversa descontraída, eles passaram a conhecer, através do toque, matrizes de diferentes materiais, e ainda criaram um autorretrato. “A ideia não é um desenho perfeito, mas sim a sensação e experiência que esta atividade traz, o principal é fazer um traço forte, que deixe um relevo, e assim possa ser ‘visto’ pelos deficientes, que passam sua obra de um para o outro”, explica a artista.

Os benefícios da oficina vão além do entretenimento, como destacou a psicóloga do Instituto Luiz Braille, Regina Serrano. “Eles descobrem um universo novo através desta atividade. Percebem que a arte não é feita só de visão, e isso é um estímulo para eles.”

“Para nós é importante quando podemos participar de uma atividade acessível para todos, é uma oportunidade de socialização e uma mudança no dia a dia”, ressaltou a terapeuta ocupacional do Luiz Braille, Alais Damasco, que acompanhou os assistidos.

Para encerrar as atividades sobre acessibilidade, nesta quarta-feira (11), às 16h, será realizado o debate “Acessibilidade e Cultura”, também no Solar do Barão, que fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Assessoria de Imprensa
Foto: PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/09/deficientes-visuais-participam-de-oficina-no-solar/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original