Alunos produzem curta-metragem em oficina

Publicada em 13/06/2014 às 15:44

Alunos da Emeb Professor Fábio Rodrigues Mendes, no Engordadouro, estão envolvidos em uma tarefa nada fácil. Uma vez por semana, eles se dedicam à produção de um curta-metragem. A oficina é uma das atividades desenvolvidas na escola de tempo integral, que conquistou investimento do Programa Mais Educação, do governo federal.

O primeiro curta da escola faz uma releitura do primeiro filme do cinema mundial, gravado em 1895, pelos irmãos Louis Lumière e Auguste Lumière. É a história de um trem que faz uma parada na estação. Antes de iniciar a produção, os estudantes tiveram aulas sobre a história do cinema e puderam conhecer e manusear equipamentos como máquinas fotográficas e filmadoras.

LEIA TAMBÉM
Biblioteca sedia concurso de desenho

Crianças estão empolgadas com o projeto

Crianças estão empolgadas com o projeto

Depois, foi a vez de aprenderem a escrever o roteiro e colocar a mão na massa, montando, com sucatas e massinha, o cenário e a personagem principal: o trenzinho. Para eles, cada passo reservou uma descoberta.

“Tudo é muito legal. Eu não sabia como era feito um filme. Eu achei que para fazer um desenho só usava computador, mas não é. É bem difícil. Não vejo a hora de o nosso ficar pronto. Estou muito ansiosa. Quero até chamar meu pai e minha mãe para assistir”, comentou a aluna de 8 anos, Julia Catarina Andrade Preterotti, enquanto dava forma ao seu trenzinho.

Outro aluno empolgado é Augusto Batistella Pocebon, de 8 anos. Para terminar o seu curta-metragem, ele tem pela frente o trabalho de fotografar as cenas e de edição, mas antes mesmo de concluir, ele já faz planos para o segundo filme sobre o trem. “Ele vai parar na estação e depois vai viajar pelo mundo afora. Serão muitas aventuras”, contou, animado.

Cenário é montado com massina e sucatas

Cenário é montado com massina e sucatas

Projeto
A oficina “Cinema e Televisão na sala de aula” envolve cerca de 150 alunos dos terceiros, quartos e quintos anos do Ensino Fundamental da Emeb. O objetivo é levar às crianças o conhecimento da tecnologia e das artes.

“Tudo isso faz parte da vida deles e é importante que saibam como é feito, que tenham a oportunidade de ter contato. No segundo semestre, trabalharemos com a televisão. Eles também conhecerão toda a história desse veículo de comunicação e farão um documentário sobre Jundiaí. Para isso, estudarão tudo sobre a cidade. É um trabalho que envolve sempre muita oferta de informação”, explica a responsável pela oficina, Roseli Mariano.

Mais oficinas
Na Emeb Fábio Mendes outras cinco oficinas são desenvolvidas: alfabetização e letramento, comunicação e uso de mídias, canto coral, brinquedoteca e economia solidária. A unidade possui 302 alunos.

“São projetos importantes, em que todos estão muito envolvidos. A participação tem sido intensa. Eu acho que nunca se viu crianças tão empolgadas como agora, porque tudo o que elas estão aprendendo, elas levam para fora do muro da escola. O retorno dos pais também tem sido positivo. Eles estão bastante satisfeitos”, comenta a coordenadora do Programa Mais Educação na unidade, Ana Rita Seixas Soares Liboni.

No fim do ano, a escola fará uma mostra para a apresentação do curta-metragem e do documentário. As melhores produções receberão um “Oscar”.

Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/13/alunos-produzem-curta-metragem/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original