Saúde da Família faz capacitação sobre novo sistema eletrônico

Publicada em 13/06/2014 às 19:12

Enfermeiros e agentes comunitários de saúde de unidades da Secretaria de Saúde fizeram nesta sexta-feira (13) um encontro de capacitação para o novo sistema eletrônico “e-SUS”, que está sendo implantado até julho para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Jundiaí.

“O modelo é ao mesmo tempo mais simples e mais completo”, afirmou Elaine Pilon, que coordena as equipes com Paula Hebling.

A reunião faz parte do processo de implantação do e-SUS nas equipes de saúde da família

A reunião faz parte do processo de implantação do e-SUS nas equipes de saúde da família

São sete fichas de registro de dados, inicialmente preenchidas manualmente e depois digitadas no sistema adotado em escala nacional pelo Ministério da Saúde, que vão substituir o sistema anterior, o Siab. Para os moradores atendidos, a boa notícia é que o novo sistema disponibiliza seu cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.

Para a enfermagem, são definidas as fichas de atendimento individual, de atendimento odontológico individual (esta junto com dentistas) e de procedimentos, que incluem desde a aferição de pressão ou glicemia até serviços especializados como os pós-cirúrgicos. Para os agentes comunitários de saúde, são definidas as fichas visita domiciliar, de cadastro domiciliar e de cadastro individual. Outra ficha, de atividades coletivas, é usada por todos ara registrar desde reuniões internas até eventos na comunidade ou em escolas.

“As principais dúvidas já foram levantadas com o projeto-piloto que desenvolvemos em duas unidades”, destaca Paula.

O encontro de enfermeiras e agentes comunitários ocorreu no auditório do Paço

O encontro de enfermeiras e agentes comunitários ocorreu no auditório do Paço

A mudança, que inclui reforços de equipamentos de informática em algumas unidades, atinge as atuais 14 equipes da ESF (eram cinco no início de 2013) e também as 11 equipes da EACS (Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, consideradas em transição para o modelo ESF, que inclui médico generalista). Somadas, essas equipes atuam em 18 das 37 unidades da Secretaria Municipal de Saúde nos bairros da cidade.

As dúvidas cotidianas, como sobre o registro da entrega de materiais do programa Viva Leite (algumas vezes a domicílio) ou sobre o registro individual de estudantes em atividades do Programa Saúde na Escola, foram as principais questões levantadas pelos participantes da reunião preparatória.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/13/saude-da-familia-faz-capacitacao-sobre-novo-sistema-eletronico/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original