Coral lidera projeto para resgatar memória musical

Publicada em 16/06/2014 às 17:23

A história musical de Jundiaí, ainda pouco documentada em seus quase 400 anos, tem composições próprias registradas em partituras desde pelo menos o século 19. Agora, um novo projeto, liderado pelo Coral Divino em Canto, que conta com apoio do Centro de Memória (ligado à Secretaria de Cultura), está chamando a comunidade para ajudar na recuperação dessas partituras.

LEIA TAMBÉM
Filme ‘Eu te levo’ vai ser feito em Jundiaí com apoio da Cultura

“O projeto começou de maneira bem simples, ao vermos um coral de Itu que conseguiu encontrar peças desde o século 17. Mas, ao buscarmos nossos compositores de Jundiaí, percebemos que esse trabalho é bastante pioneiro e precisamos contar com as famílias”, afirma a maestrina Cláudia de Queiroz.

Coral Divino em Canto: projeto busca partituras de compositores de Jundiaí

Coral Divino em Canto: projeto busca partituras de compositores de Jundiaí

O concerto com as peças adaptadas para coral, incluindo convidados ilustres como os cantores Cláudio Nucci ou Fernando Nicioli, está marcado para o dia 16 de novembro no anfiteatro da Unianchieta. Por esse motivo, este período do ano é fundamental para a cooperação dos munícipes.

Os nomes jundiaienses (ou que viveram aqui) surgidos até o momento e que envolve a busca de familiares ou amigos que tenham partituras, são os compositores: Francisco Napoleão Maia (esse o mais antigo, nascido em 1860), Juhan Kartau, José Maria dos Passos, Argel Ferreira Leite, Domingos Semenzato, Luís Biela de Souza, Benedito de Paula Certain, Brasil David Loureiro, Jorginho Vicente e Amélia da Silva Prado.

Outros já foram resgatados ou ainda podem surgir nas lembranças da comunidade. “Algumas coisas gostaríamos de encontrar. Do próprio Napoleão Maia parece que houve operetas, que são mais raras. Mas já encontramos muitas coisas”, comenta Cláudia.

No Centro de Memória, o fotógrafo Marco Antonio de Almeida Cunha (que também é professor de pinhole e maestro do coral Ars Antiqua) colaborou nas buscas. Até mesmo uma partitura de Lamartine Babo homenageando a terra dos Chorões do Japi, da década de 1950, foi encontrada.

Para quem quiser colaborar, os contatos são o e-mail eccotad@terra.com.br e o telefone (11) 9.9829 7291.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/16/coral-lidera-projeto-para-resgatar-memoria-musical/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original