Oficializado mais de R$ 5,5 milhões em convênios com entidades

Publicada em 16/06/2014 às 15:43

A Prefeitura de Jundiaí oficializou, na manhã desta segunda-feira (16), convênios com 18 entidades assistenciais da cidade, totalizando um aporte de R$ 5.547.645,24. Esses recursos vão ajudar a fortalecer a atuação dessas entidades no acolhimento de crianças, idosos e população em situação de rua.

A solenidade foi realizada no auditório do Paço Municipal, com a presença do prefeito Pedro Bigardi, da secretária Marilena Negro (Assistência e Desenvolvimento Social), do presidente da Câmara, Gerson Sartori, e de representantes das entidades beneficiadas.

Prefeito Pedro Bigardi entregou documentação para representantes das entidades

Prefeito Pedro Bigardi entregou documentação para representantes das entidades

O prefeito destacou a importância do trabalho das entidades e da parceria com o poder público. “Elas estão presentes em todos os bairros, com uma atuação imprescindível em diversas áreas”, disse. Segundo o prefeito, a ideia sempre foi a construção coletiva em trabalho social e isso só é possível com o auxílio das entidades.

A secretária Marilena Negro explicou como foi feita a distribuição dos recursos. Segundo ela, todos os projetos contemplados serão cofinanciados, sendo que 60% dos recursos são provenientes do município e o restante dos governos federal e estadual.

“O governo municipal sinalizou a prioridade para as políticas sociais e esse olhar de rede complementar nós nunca deixamos de ter”, comentou ela, referindo-se à contribuição das entidades.

A secretária Marilena Negro explicou como foi feita a distribuição dos recursos

A secretária Marilena Negro explicou como foi feita a distribuição dos recursos

Apoio
O apoio para essa relação entre as entidades e o governo municipal vem da Diretoria de Convênios, órgão ligado à Secretaria da Casa Civil do município, que tem atuado para viabilizar o acesso das entidades e seus projetos.

O diretor do órgão, Eginaldo Honório, comentou que o trabalho consiste no levantamento e encaminhamento de toda a documentação necessária para que a formalização seja possível. “Tem toda uma complexidade no caminho, que não pode ser desprezada, como as certidões, a documentação jurídica, entre outras questões que, se não observadas, podem inviabilizar o convênio”, explicou.

Esse apoio passa também pela Câmara Municipal. O presidente, Gerson Sartori, falou, na oportunidade, que o legislativo jundiaiense sempre se colocará à disposição das entidades, fazendo os ajustes necessários para que a legislação seja favorável, e não um complicador.

Entidades
Para o presidente da Pastoral de Atendimento e Integração do Menor (Paim), Carlos Alberto Bestetti, a parceria com o poder público, especialmente a Prefeitura, sempre será muito importante. A entidade atende hoje cerca de 180 crianças, com atividades como natação, informática, música e artesanato. “Acho que é uma ajuda mútua e quem ganha é a população que necessita do nosso trabalho”, disse.

A presidente da Associação de Acolhimento Bom Pastor, Simone de Paula Souza, que atua no Jardim Novo Horizonte, disse que o convênio dá sustentação às ações de fortalecimento de vínculo realizadas pela entidade no bairro. “Para que isso seja possível, contamos com o apoio da Semads e de sua equipe técnica. A Marilena Negro está muito bem assessorada”, afirmou.

As entidades atendidas são: Associação de Educação Terapêutica para Portadores de Lesões Neurológicas (Amarati), Associação Cristã em Defesa da Cidadania (ACDC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal), Associação e Comunidade Casa de Nazaré, Associação Pio Lanteri, Centro de Atendimento à Síndrome de Down (Bem-Te-VI), Cáritas Diocesana de Jundiaí, Casa Santa Marta, Pastoral de Atendimento Integral ao Menor (Paim), Lar Anália Franco, Associação de Acolhimento Bom Pastor, Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro, Congregação das Missionárias de Cristo (Aprendizado Dom José Gaspar), Centro Educacional João de Deus, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida e Associação Educadora e Beneficente (Cespron).

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/16/oficializado-mais-de-r-55-milhoes-em-convenios-com-entidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original