Áreas de risco de Jundiaí terão pluviômetros

Publicada em 17/06/2014 às 13:54

Nesta terça-feira (17), o prefeito Pedro Bigardi recebeu a equipe da Defesa Civil, coordenada pelo coronel Eduardo Luiz Carbonari, e a representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Érica Kemigoto, da área de Comunicação Social e Geociências.

No encontro, o Cemaden apresentou ao prefeito o projeto “Pluviômetros nas Comunidades”, que será instalado em nove pontos da cidade, sem custo para o município. O chefe do Executivo assinou o acordo de cooperação entre o Cemaden e a Prefeitura, e a autorização da instalação dos equipamentos.

Pluviômetros serão instalados em nove pontos de Jundiaí

Pluviômetros serão instalados em nove pontos de Jundiaí

O estudo prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local.

Os bairros escolhidos foram: Fazenda Grande, Jardim Sorocabana, Horto Florestal, Jardim Tarumã, Roseira, Jardim Tamoio, Vila Liberdade, Jardim do Lago e Jardim Santa Gertrudes.

Para o prefeito, o projeto fortalece o trabalho que a Defesa Civil já vem realizando. “Teremos maiores dados científicos e indicadores para monitorar as áreas de risco do município. Tenho certeza que isso reforça o excelente desempenho da equipe”, afirmou.

De acordo com Érica Kemigoto, o pluviômetro funciona por meio de placas solares e já tem sido instalado em diversas cidades brasileiras. “Outras cidades da região, como Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Cabreúva, também receberão os pluviômetros. O objetivo é promover instrumentos para a população que previnam os riscos e os desastres naturais.”

Prefeito assina acordo de cooperação

Prefeito assina acordo de cooperação

Além disso, será criado um portal de acesso público com os dados e indicadores mostrados pelos pluviômetros na região. O projeto tem previsão para ser instalado no segundo semestre deste ano.

Resiliência
O coronel Carbonari aproveitou o encontro para entregar ao prefeito o certificado Marco de Ações de Hyogo, que o município recebeu este mês. O título faz parte do segundo ciclo do programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para cidades resilientes, ou seja, com capacidade de resistência e recuperação.

“Este é um instrumento para a implementação da redução de riscos de desastres. Jundiaí foi uma das 29 cidades do País que receberam a certificação”, comentou o coronel.

Luiza Ronchi
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/17/areas-de-risco-de-jundiai-terao-pluviometros/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original