Documentário contará a história da ferrovia
Publicada em 17/06/2014 às 14:49Nesta terça-feira (17), o Secretario de Cultura Tércio Marinho e a diretora do Complexo Fepasa, Maria Angélica Ribeiro, receberam a visita de Rogério Garcia, diretor da produtora Videografica e produtor executivo do projeto “Histórias da Ferrovia”. O documentário contará a história da ferrovia de Jundiaí e será gravado no Complexo Fepasa.
LEIA TAMBÉM
Filme ‘Eu te levo’ vai ser feito em Jundiaí com apoio da Cultura
No encontro, Rogério apresentou a proposta do documentário e a viabilidade para a cidade. “Este é um projeto que conta uma parte da história de Jundiaí. É uma oportunidade para os empresários entenderem o quanto é importante investir em cultura, e que esse investimento traz frutos para a divulgação de suas marcas”, explicou o produtor.
O documentário é uma adaptação da obra “Meu pai foi ferroviário”, organizado por Eusébio Santos, diretor da Associação de Preservação e Memória da Companhia Paulista (APMCP). O projeto quer contar a história da ferrovia através de documentos e relatos de 400 familiares de ferroviários. “Esta é uma forma de perpetuar a lembrança da ferrovia e também será uma maneira de romper as fronteiras do território. Quem é de outra cidade ou até de outro País poderá conhecer o Complexo Fepasa através do filme”, comenta Maria Angélica.
O secretario de Cultura, Tércio Marinho, vê na produção uma oportunidade para a classe artística de Jundiaí. “É uma oportunidade para os artistas locais. Além disso, é uma forma de preservar nosso patrimônio e nossas memórias. O filme também vai trazer benefícios para outras áreas além da cultura, vamos ampliar a visibilidade da cidade, o que ajuda no turismo e economia”, destaca Tércio.
O projeto já está na fase de aprovação da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e aguarda o registro da obra na Biblioteca Nacional, para então os produtores começarem a captação de verba e a gravação.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original