Saúde divulga novo balanço da dengue na cidade
Publicada em 18/06/2014 às 15:24A Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira (18) o balanço atualizado da dengue em Jundiaí, com o ajuste de resultados de exames sorológicos e de investigação epidemiológica. No período de 1º de janeiro e 31 de maio de 2014 foram confirmados 344 casos, sendo 9 em janeiro, 4 em fevereiro, 56 em março, 176 em abril e 99 em maio. Do total, 172 casos são autóctones (contraídos na própria cidade), 112 são “importados” (de outras cidades e estados) e outros 60 seguem em avaliação de origem.
Outras 24 notificações do período seguem aguardando resultado de exames de sorologia e, em junho, foram acrescentadas outras 70 notificações de suspeita. Em média, 60% das notificações deram resultados negativos neste ano.
“Estamos com uma taxa muito abaixo de outros municípios da região, alguns na casa das dezenas de milhares de casos, graças a ações preventivas da equipe do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com os demais setores da secretaria”, afirma o médico José Trad Neto, diretor de Vigilância em Saúde.
O trabalho preventivo efetuado desde o ano passado envolve o acionamento, assim que uma suspeita é notificada, de agentes que visitam as casas dos moradores, eliminando possíveis criadouros e orientando seus ocupantes.
A baixa incidência no mês de fevereiro, causada pela estiagem atípica no clima, levou o “pico” da doença neste ano para o mês de abril. “A previsão é de o número de casos chegar perto de zero em junho e julho, com a chegada do inverno”, prevê José Trad Neto.
A Secretaria de Saúde reforça o papel fundamental da população de Jundiaí no combate à dengue durante todo o ano, como já acontece no apoio de moradores e instituições ao tema. Para isso, as atitudes são de eliminar pratinhos de vasos de plantas, não deixar caixas de água destampadas e mantendo os quintais sempre limpos e livres de entulhos e recipientes que possam acumular água das chuvas.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original