Futebol Amador é destaque no Solar do Barão

Publicada em 20/06/2014 às 18:12

A raça e o suor dos atletas que tanto honram o futebol nos campos da cidade serão homenageados na exposição ‘Futebol Amador Uma Paixão Sem Classes – Interação social no futebol amador de Jundiaí’, organizada pela Secretaria de Cultura, por meio do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão”.

A mostra será aberta na próxima terça-feira (24), às 20h. A visitação pode ser realizada até o dia 26 de julho. São 16 fotos, a maioria do século 20, e oito painéis para contextualizar a temática da exposição. Além disso, por meio de parceria com a TV Educativa (TVE), serão exibidos grandes gols da história do campeonato.

LEIA TAMBÉM
8º Speed Skate será neste domingo (22), no Caxambu

Miguel do Carmo, jundiaiense: primeiro negro a praticar futebol no Brasil

Miguel do Carmo, jundiaiense: primeiro negro a praticar futebol no Brasil

“Fazemos ainda uma referência aos times atuais mostrando, inclusive, a localização dos times nos bairros da cidade. A intenção é destacar a importância do futebol amador ao longo da história na difusão desse esporte no País”, comenta um dos pesquisadores da exposição, Alexandre Vilela.

De acordo com ele, além de contar com importantes colaboradores para coletar informações, a maioria do acervo da mostra, principalmente fotos, veio do Centro de Memória de Jundiaí. A ideia de montar a exposição, segundo Alexandre, foi do diretor do Museu, Jean Camoleze, que é o organizador do trabalho. “Aproveitamos a Copa do Mundo para falar e valorizar o esporte que acontece há tanto tempo em Jundiaí.”

Como exemplo da tradição do futebol na cidade, ele cita o jundiaiense Miguel do Carmo, o primeiro negro a praticar o esporte no Brasil. “Ele trabalhava na Companhia Paulista, em Campinas, e começou no futebol amador. Foi um dos fundadores da Ponte Preta”, diz, ressaltando que a exposição traz fotos deste homem.

Além disso, Alexandre destaca que, de acordo com pesquisas, Jundiaí é o quinto local no Brasil onde houve um jogo de futebol. “Os visitantes encontrarão diversos fragmentos da história do Amador.” Outro destaque, segundo ele, são dois troféus cedidos pelo Paulista Futebol Clube – ambos da época em que o time era amador.

Fotos do Centro de Memória podem ser conferidas

Fotos do Centro de Memória podem ser conferidas

Quem ficou feliz com a proposta da exposição foi o presidente da Liga Jundiaiense de Futebol, Antônio de Oliveira, o Toninho. Ele, que trabalha há mais de 20 anos para organizar o campeonato da cidade, destaca a paixão que os participantes têm. “São todos abnegados. O Amador é uma coisa muito forte. Ninguém aqui é profissional ou pensa em dinheiro. Somos apaixonados pelo esporte”.

Ficha técnica
Além de Alexandre, também se envolveram na pesquisa Creusa Claudino, Jean Camoleze, José Vitório Joly Girardo (Major), Juliana Mota, Marco Antonio Cunha e Shari Almeida. A montagem tem participação de Benedito Mauro Massimo e Lafaete Antonio Fernandes. A mostra contou ainda com colaboradores como Luiz Antonio de Oliveira (Cobrinha), Alexandre T. Do Amaral (Boina), Emerson Leite, Fábio Frattini Manzini, Thiago Godinho, Thiago Batista de Olim e Antonio de Oliveira. O apoio é do Paulista FC e TVE Jundiaí.

Visitas
A exposição pode ser conferida de terça à sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, o horário é das 9h às 13h. A entrada é gratuita. O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.

Luana Dias
Foto: Acervo Centro de Memória


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/20/futebol-amador-e-destaque-no-museu-solar-do-barao/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original