Oficinas contagiam e encantam na Emeb Rotary

Publicada em 20/06/2014 às 15:10

De um lado da escola, o som contagiante de instrumentos como tambores e atabaques. Do outro, o encanto da magia do circo. Em comum, a alegria e a disposição dos alunos da Emeb Rotary Club, no bairro Anhangabaú, onde são desenvolvidas as oficinas de percussão, de práticas circenses e muitas outras. A unidade é uma das oito escolas de tempo integral da rede municipal de Educação de Jundiaí, que conquistou investimento do Programa Mais Educação, do governo federal.

LEIA TAMBÉM
Alunos produzem curta-metragem em oficina
Coral lidera projeto para resgatar memória musical

Na oficina de percussão, som dos instrumentos contagia

Na oficina de percussão, som dos instrumentos contagia

Murilo Barbosa Melo, de 13 anos, é um dos alunos que frequentam a oficina de percussão. Ele conta os dias para chegar a aula. Em menos de setes meses, o aluno do 8º ano aprendeu a tocar vários instrumentos. “Eu não sabia nada. É muito legal aprender mais a cada dia. Já fiz várias apresentações e fui até para outra cidade tocar com o Grupo Tambores de Inkice. Mesmo quando eu sair desta escola, não vou parar”, conta, empolgado.

João Vitor da Silva Félix, de 10 anos, é outro aluno de percussão que está orgulhoso. “Eu adoro. O meu pai sabe tocar e agora ele está feliz porque eu também sei.”

A oficina de percussão, mais do que ensinar as crianças a tocar instrumentos musicais, resgata a cultura popular brasileira. “Trabalhamos, por exemplo, com danças e brincadeiras regionais, experimentamos objetos que produzem sons, trazemos referências de artistas, fazendo link com a história do nosso País. Vamos além dos muros da escola, estabelecendo sempre diálogo com todas as disciplinas”, explica o professor de artes Ademir de Castro, que, junto com o percussionista do Grupo Tambores de Inkice, Kléber Moura, ministra as aulas.

Alunos desenvolvem habilidades de forma lúdica

Alunos desenvolvem habilidades de forma lúdica

Habilidades
Já a oficina de práticas circenses busca ampliar o universo dos alunos de forma lúdica. “Nosso objetivo não é que eles virem artistas de circo, mas que se envolvam com a magia desse mundo. Através de jogos e brincadeiras, como a de acrobacia, de equilíbrio e de malabarismo, visamos desenvolver habilidades. E eles ficam encantados e motivados.”, destaca o professor de educação física e responsável pelo projeto, Adriano Mastrorosa.

Ana Beatriz Nogueira, de 9 anos, é um exemplo. “Eu gosto muito. É tudo muito legal. Só fui ao circo uma vez na minha vida. Fazemos aqui como eles fazem lá e é divertido. Eu adoro fazer malabarismo e brincar com lencinhos. Eu sempre treino em casa com a minha amiga Stéfanie.”

Identidade
Além dessas duas atividades, quem estuda no Rotary também participa de oficinas de leitura, de produção de texto, de atletismo, de educação patrimonial e vídeo, e do projeto Mente Inovadora, que por meio dos jogos ajuda a desenvolver o raciocínio.

“Todas essas ações fazem parte do nosso projeto, que trabalha com a identidade cultural e social dos alunos. Procuramos oferecer atividades que eles gostam, que fazem sentido para a comunidade, que valorizam a infância e que fazem as crianças se movimentarem. Estamos tendo bons resultados”, comemora a diretora da Emeb, Selma Regina de Oliveira.

Atualmente, a escola possui 170 alunos que ficam em período integral, ou seja, das 7h30 às 16h30, e mais 90 que estudam no período da manhã ou da tarde. A escola oferece turmas do 1º ao 9º ano.

Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/20/oficinas-contagiam-e-encantam-na-emeb-rotary/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original