Saúde recebe medicamentos doados em campanha

Publicada em 23/06/2014 às 15:30

A Secretaria de Saúde recebeu nesta segunda-feira (23) um lote de 15 caixas com medicamentos doados à Campanha do Remédio. Agora, os remédios passarão por uma triagem que será feita pela Faculdade de Farmácia da Unianchieta, quando serão avaliadas as condições de segurança e a validade.

LEIA TAMBÉM
Encontro debate ações para a saúde do trabalhador

Os integrantes da campanha com Gerson Vilhena e Gerson Sartori

Os integrantes da campanha com Gerson Vilhena e Gerson Sartori

“A iniciativa estimula o conceito da solidariedade. Mas os critérios técnicos são bastante rígidos para validade ou armazenagem e teremos uma análise detalhada”, explica o secretário de Saúde, Gerson Vilhena, que contou nessa parceria com o coordenador do centro universitário, Norberto Fornari.

O material é o primeiro lote da “campanha do remédio”, organizada pelo Grupo JJ e pelo Grupo Fierce, que segue até agosto. Para o idealizador da campanha, Rafael Muzaiel, o retorno mostra o potencial desse tipo de apoio voluntário.

“Tivemos a surpresa de encontrarmos caixas fechadas de medicamentos inclusive com nota fiscal, mostrando que pessoas compraram medicamentos novos que podem ser usados com 100% de certeza”, acrescentou Renato Almeida Lopes, do Fierce, que estima as doações em 3 mil unidades (o número final será dado após a triagem).

Outro caso em destaque foi o medicamento oncológico Sutent, que o casal José Cristino e Mercedes doou para uso dentro do prazo de validade, destacando o custo de R$ 18,5 mil a caixa. “Era de um ex-aluno meu que se tratava de câncer e foi doado pela viúva Lia Cristina e pela mãe Nádia Terotsiuk, de Bertioga”, explicou José Cristino.

Depois da triagem dos medicamentos, a Secretaria da Saúde vai analisar as opções de uso daqueles aprovados na aferição dentro das regras de controle farmacêutico do Sistema Único de Saúde (SUS).

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/23/saude-recebe-medicamentos-doados-em-campanha/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original