Biblioteca do Complexo Fepasa ganha acervo

Publicada em 24/06/2014 às 18:45

A biblioteca do Complexo Fepasa está prestes a se tornar um dos maiores acervos de documentos ferroviários do mundo. Documentos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) serão transferidos da estação Mooca para Jundiaí. A mudança está sendo acompanhada pela diretora do Complexo, Maria Angélica Ribeiro, e pelo representante do Instituto Phoenyx, Rafael Correa.

LEIA TAMBÉM
Biblioteca é escolhida para receber Programa Viagem Literária

A diretora Maria Angélica (no centro) com os representantes da estação Mooca

A diretora Maria Angélica (no centro) com os representantes da estação Mooca

Ao todo, serão doados 2 mil metros lineares de documentos, que incluem relatórios técnicos, folhas de pagamento e registros da chegada de famílias italianas ao Brasil.

Segundo Maria Angélica, este acervo, após restauração, poderá auxiliar famílias em busca da origem de seus antepassados, e será um passo importante para os pesquisadores da área, que agora vão localizar todos os documentos num só lugar.

“Estes documentos compreendem as ferrovias Mogiana, São Paulo/Minas, Sorocabana, Cia. Paulista e Araraquara. Além disso, a maioria deste acervo complementa o já contido no Complexo Fepasa, auxiliando os pesquisadores e estudiosos já que a intenção é centralizar toda esta documentação”, destaca a diretora.

Maria Angélica explica que o próximo passo da transferência será a realização de um ensaio piloto, que contará com pessoal especializado na catalogação e armazenagem para transporte, baseado nas normas do Arquivo Nacional, como forma de dimensionar e orientar o transporte todo. “A partir disso, a biblioteca do Complexo Fepasa terá seu acervo documental quase que triplicado e, já sendo o maior do País, passará a ser um dos maiores do mundo”, afirma a diretora.

De acordo com Maria Angélica, existe ainda um projeto para restauração de 60 mil documentos arquivados no Complexo Fepasa. A ação vem sendo promovida em parceria com o Instituto Phoenyx, responsável pelo projeto FAM – Ferrovia, Acervo e Memória, que hoje encontra-se na fase de captação de recursos pela Lei Rouanet.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/24/documentos-da-extinta-rede-ferroviaria-serao-doados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original