Exposição no Solar conta a história do futebol amador
Publicada em 25/06/2014 às 16:35Enquanto o mundo está de olho nos jogos da Copa do Mundo, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão mostra um outro lado do futebol e sua interatividade social. A exposição “Futebol Amador Uma Paixão Sem Classes – Interação social no futebol amador de Jundiaí” foi aberta, na noite dessa terça-feira (24) e segue até o dia 26 de julho. São 16 fotos, a maioria do século 20, e oito painéis para contextualizar a temática da exposição. Além disso, por meio da parceria com a TV Educativa (TVE), serão exibidos grandes gols da história do campeonato.
LEIA TAMBÉM
Biblioteca do Complexo Fepasa prestes a ser um dos maiores acervos de documentos ferroviários do mundo
Para Jean Camoleze, diretor do museu e organizador da exposição, além das grandes imagens, a mostra traz a história do futebol amador. “No século 20, o futebol profissional era considerado de elite e para os brancos. O amador foi a porta para que a classe baixa pudesse praticar o esporte, especialmente os negros”, contou o diretor. “Foi o amador que tornou o esporte popular como é hoje.”
Ele comentou ainda que os jogadores dos times amadores tinham o respeito na sua comunidade e com isso o futebol amador se tornou uma grande tradição.
A mostra é considerada como uma ideia colaborativa e demorou dois meses entre desenvolvimento do tema e pesquisa do acervo para ficar pronta. Um dos colaboradores para a exposição foi o jornalista e apaixonado por futebol José Vitório Joly Girardo, mais conhecido como Major. “Jundiaí é uma das cidades pioneiras da prática do futebol, é preciso divulgar e valorizar as pessoas que contribuíram para o surgimento do esporte”, disse.
José Carlos Bellodi aproveitou a pausa nas aulas do coral realizadas no museu para ver a exposição. “Eu adoro futebol e a ideia é bem diferente, é muito bom ver o resgate de todo esse material que raramente é guardado.”
A exposição pode ser conferida de terça à sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, o horário é das 9h às 13h. A entrada é gratuita. O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.
Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original