Prefeito Pedro Bigardi anuncia novo batalhão da PM

Publicada em 25/06/2014 às 19:21

Uma nova sede para o 49º Batalhão da Polícia Militar, localizado na região do Caxambu (Zona Leste), em Jundiaí. Além disso, mais 70 novas câmeras de monitoramento destinadas aos municípios da Aglomeração Urbana. Estas foram as duas ações anunciadas pelo prefeito Pedro Bigardi, nesta quarta-feira (25), para reforçar o plano de segurança pública idealizado pela Prefeitura de Jundiaí.

A assinatura dos convênios foi feita no auditório do 8º andar do Paço Municipal e contou com a presença de representantes do 49º Batalhão da PM, sediado em Jundiaí e que atende toda a região. A cessão do tereno de 15,5 mil m² para a PM envolve um imóvel de 1,1 mil m² de área construída. O espaço fica na avenida Comendador Antonio Borin, no Caxambu.

Prefeito Pedro Bigardi assina convênios: mais segurança

Prefeito Pedro Bigardi assina convênios: mais segurança

“O atual prédio do batalhão, na Vila Arens, não atende às necessidades da corporação. Estamos conversando desde o ano passado com o comandante Henrique Neto, buscando uma nova alternativa e encontramos esse imóvel que atende melhor às necessidades, além de já ter uma área construída. Só vamos fazer algumas adaptações”, destacou o prefeito.

A exemplo da construção do Canil da Guarda Municipal no Medeiros (leia mais aqui), a reforma do imóvel no Caxambu será custeada por meio de contrapartida de um empreendimento, prevista no EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).

Inicialmente o imóvel será alugado e o contrato prevê a possibilidade de desapropriação no futuro para cessão definitiva à Polícia Militar.

Novas câmeras
Durante a cerimônia, o prefeito Pedro Bigardi também informou que na manhã desta quarta-feira (25) participou de uma reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado, com o secretário Fernando Grella. “Vamos receber 70 novas câmeras, que fazem parte do sistema de videomonitoramento de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. O objetivo é auxiliar as forças de segurança pública”, explicou.

Segundo o prefeito, a ideia é que as câmeras sejam colocadas nas entradas e saídas das sete cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), reforçando a segurança na região. “O mais importante é que o sistema é compatível com o que já temos na Guarda Municipal.”

Esta primeira fase, chamada de “Muralha Virtual”, visa fechar o perímetro de todos os municípios para que seja monitorada a mobilidade entre as cidades. O novo sistema implantado tem como ferramenta de análise o leitor eletrônico de placas OCR (sigla em inglês que significa Recuperação Ótica de Caracteres), além de possibilitar a análise comportamental e facial de um indivíduo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o novo sistema está em processo licitatório, que será assinado dia 3 de julho pelos prefeitos que fazem parte do projeto. Um acordo será feito para que as imagens dos municípios sejam cedidas ao Governo do Estado.

Participaram da assinatura dos convênios o comandante do 11º BPMI, tenente coronel Enilson de Andrade Melo, o coordenador do GGIM, Thiers Costa Neto, o presidente da Câmara, Gerson Sartori, e o secretário José Carlos Pires, da Casa Civil.

Prestigiaram a cerimônia os secretários Cristiano Guimarães (Comunicação Social), Cristiano Lopes (Esportes), Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Daniela da Câmara (Planejamento e Meio Ambiente), Alan Piccolo (Obras), Marcelo Cereser (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), Marilena Negro (Assistência e Desenvolvimento Social) e Pedro Galindo (Finanças), além do comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, e os comandantes do Corpo de Bombeiros, Mauro Minoro e Luiz Rubens Pinto de Carvalho Júnior. Da Câmara Municipal, participaram os vereadores Rafael Purgato, Celso Arantes, José Adair, Paulo Sérgio Martins e Rogério Silva.

Em SP, a notícia de novas câmeras

Em SP, a notícia de novas câmeras

Mais
O segundo convênio assinado nesta quarta (25) é relativo ao trânsito e vai permitir maior integração entre a Polícia Militar e os agentes de trânsito, principalmente nas ações de fiscalização em Jundiaí. Com isso, a Prefeitura também terá acesso aos boletins de ocorrências de acidentes, essenciais para a elaboração das estatísticas – que são a base para o desenvolvimento de programas e ações educativas de trânsito.

O comandante do 49º BPM/I, tenente-coronel Henrique Neto, agradeceu o esforço da administração na integração das ações de segurança. “A Polícia não faz segurança sozinha. O trabalho em parceria com a Prefeitura é essencial. Caminhamos muito desde o ano passado no sentido de garantir mais segurança para a população”, destacou.

De acordo com o comandante, a mudança do Batalhão para o novo endereço mostra o esforço da Prefeitura em oferecer melhores condições de trabalho e treinamento à corporação. “Isso é essencial para a eficácia do serviço que prestamos. Quanto maior a integração, melhores os resultados.”

Niza Souza e Luiza Ronchi
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/25/prefeito-pedro-bigardi-anuncia-novo-batalhao-da-pm/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original