Curso reforça agentes comunitários para e-SUS
Publicada em 27/06/2014 às 18:36Organizados em três turmas, 45 dos 187 agentes comunitários da Secretaria de Saúde terminaram nesta sexta-feira (27) um curso de reforço em informática promovido pela Escola de Governo e Gestão do Município (EGGMJ) dentro das medidas em andamento para a implantação do novo sistema eletrônico e-SUS no setor de saúde da família até o mês de julho.
“Nos dias 1 e 2 de julho vamos participar de um evento sobre o tema em Campinas, organizado pelo próprio Datasus com os municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS 7), onde levaremos as dúvidas práticas nesse processo”, comenta a enfermeira Paula Hebling, da Coordenação de Saúde da Família.
No caso do curso realizado em parceria com a Escola de Governo, os participantes foram voluntários que apontaram em suas unidades nos bairros a necessidade de um contato maior com a informática. Com conceitos básicos de pastas, arquivos e sistemas, o curso lembrou que muda apenas o suporte para a informação que os participantes já possuem em seu trabalho.
“Ninguém vai ser pressionado, vamos adaptar a mudança ao ritmo de todos. Quem precisar seguir com os registros em papel para posterior digitação vai manter o trabalho normal, porque os formulários são os mesmos”, explica Paula.
A própria operacionalidade do novo sistema está sendo testada aos poucos. No dia 3 de julho, no mesmo local, as equipes das duas unidades do projeto-piloto inicial de implantação (Centenário e Corrupira) fazem um dia intensivo em digitação de dados para o registro de pontos a serem ajustados no processo.
Jundiaí está entre as cidades mais avançadas da região nos preparativos de implantação do e-SUS, sistema que substitui com vantagens funcionais o antigo SIAB e que faz parte do processo de criação do cadastro nacional do Sistema Único de Saúde, onde o número de cada usuário vai permitir atendimento em todo o território nacional.
Outros programas federais também já pedem o uso do e-SUS AB, como o Programa de Saúde na Escola, o Programa Mais Médicos, o Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ), o Programa Brasil Sorridente e outros. De acordo com a legislação, seu uso nos municípios tem o mês de julho de 2014 como meta.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original