Consultório de Rua melhora trabalho com novo veículo

Publicada em 30/06/2014 às 18:49

A Secretaria de Saúde inicia nos próximos dias os trabalhos ampliados da equipe do Consultório de Rua com o seu novo veículo de apoio. Sem perder o foco do trabalho integrado com as pessoas em situação de rua (incluindo dependentes químicos abrangidos pelo programa multissetorial “Crack, É Possível Vencer”), esse recurso deve melhorar as condições dessa unidade da Coordenação de Saúde Mental.

Ações foram discutidas no Fórum de Saúde Mental, realizado em maio

Ações foram discutidas no Fórum de Saúde Mental, realizado em maio

“Estamos bastante focados em nossa área inicial, que são os bairros centrais, com um trabalho que já foi uma conquista apenas por considerar o acesso dessas pessoas ao sistema de saúde básico e de urgência e emergência. Antes era zero. Uma mulher que vive nas ruas, por exemplo, exige um tratamento diferenciado. Montar essa rede tem sido um dos pontos fortes desta fase do projeto”, explica o coordenador da equipe, Ilson Silva Santos.

A unidade integra o setor ao lado do Ambulatório de Saúde Mental, dos centros de atenção psicossocial CAPS Adulto e CAPS Infantil, do centro especializado em álcool e drogas (CEAD) e das equipes itinerantes chamadas de Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF). Também deve receber neste bimestre os inéditos leitos de internação psiquiátrica hospitalar para casos de surtos, no PA Central 24 Horas, com a mudança da Farmácia Central para sua nova sede.

Os trabalhos do Consultório de Rua, iniciados em fevereiro deste ano, mostram que os bairros centrais concentram aproximadamente 200 pessoas em situação de rua e a estimativa é que apenas 10% delas sejam legalmente incapazes (crianças, idosos, portadores de transtornos mentais). A diversidade de situações é muito grande, inclusive com moradores da própria cidade, mas a avaliação é de que a grande maioria pode melhorar sua situação com uma estrutura adequada de encaminhamento.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/30/consultorio-de-rua-melhora-trabalho-com-novo-veiculo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original