Jundiaí participa do Dia Mundial de Combate ao Vitiligo

Publicada em 25/06/2014 às 19:30

Representando o Brasil em uma iniciativa mundial das Nações Unidas contra o preconceito que atinge pessoas com manchas de pele, o ambulatório da Faculdade de Medicina de Jundiaí abrigou nesta quarta-feira (25) um mutirão de atendimento, relacionado com a criação do Dia Mundial de Combate ao Vitiligo. De acordo com os cálculos de especialistas, a cidade pode ter entre 4 mil e 8 mil pessoas em diversos tipos de disfunção, que não é contagiosa.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí reforça imunização de moradores contra gripe

“Além de ser um evento médico, é uma iniciativa contra a discriminação social. Na prática, um ato de educar”, destacou o secretário de Saúde, Gerson Vilhena, que prestigiou o ato.

Estudantes e médicos usaram camisetas em alusão ao ícone Michael Jackson

Estudantes e médicos usaram camisetas em alusão ao ícone Michael Jackson

Todos os participantes vestiram camisetas com a silhueta do cantor norte-americano Michael Jackson, a celebridade mundial mais conhecida na relação com essa disfunção genética. Para estudantes do terceiro ano, que entram em contato com a dermatologia, esse tipo de situação é bastante recorrente na prática clínica. “Há forte incidência nas mãos”, comentou Tiago Barbalo.

“Na verdade, existem dois tipos de vitiligo. O primeiro é chamado de vulgar e pode estar em múltiplos locais e se espalhar mais. O outro é o segmentar, que permanece sempre na mesma parte do corpo. Mas cada caso tem seu próprio tratamento”, explicou o médico dermatologista Paulo Cunha.

Sem preconceito: vitiligo não é contagioso

Sem preconceito: vitiligo não é contagioso

A orientação de estudantes e o atendimento a pacientes contou ainda com os médicos Iza Bottene, Ana Carolina Bulhões Sala, Ingrid Barreto Paiva, Jaqueline Campos Calvo e Mariana Isis Wanczinski.

Uma das pacientes, que emocionou os participantes e mostrou o acerto da luta contra a discriminação, foi uma mulher idosa comentando os limites de sua vida social. De acordo com Iza, a Sociedade Brasileira de Dermatologia tem enfatizado o lado psicossocial como o principal alvo do trabalho com esse tema.

https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/jundiai-reforca-imunizacao-de-moradores-contra-gripe/

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/25/jundiai-participa-do-dia-mundial-de-combate-ao-vitiligo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original