Prefeito anuncia nova sede para Canil da GM no Medeiros

Publicada em 17/06/2014 às 13:43

O prefeito Pedro Bigardi anunciou, nesta terça-feira (17), um importante passo para a descentralização da Guarda Municipal de Jundiaí. O Canil, hoje instalado na avenida União dos Ferroviários, será transferido para uma nova sede, no bairro do Medeiros. O investimento, no valor de R$ 1,5 milhão, vem por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), em contrapartida solicitada a uma empresa que construirá um empreendimento naquela região.

A área total do terreno, que fica na avenida José Gothard, é de 5,6 mil m². A construção ocupará 580 m² e a previsão é de que a obra seja entregue até dezembro deste ano. A terraplanagem já está sendo realizada e as obras serão iniciadas em breve. O espaço contará com 20 canis, divididos em duas alas. Além disso, haverá área para treinamento dos cães com uma piscina, sala para atendimento veterinário, depósito de ração, departamento administrativo e banheiros.

LEIA TAMBÉM
Veja as fotos da visita do prefeito pelo Engordadouro
Em menos de 12 horas, Guarda Municipal recupera três veículos

Prefeito visitou o espaço que vai abrigar o novo Canil da GM

Prefeito visitou o espaço que vai abrigar o novo Canil da GM

“O terreno é grande e podemos pensar, em uma segunda fase, na ampliação para uma base com 50 GMs no futuro. O Canil já pode ser considerado uma minibase, com 25 guardas, que atenderão a região”, explicou o prefeito Pedro Bigardi.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que a administração tem aproveitado a chegada de novos empreendimentos no município para solicitar às empresas contrapartidas que fazem a diferença para a população. “Os focos são segurança e mobilidade urbana”, disse ele, ressaltando que para a nova sede do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que terá um local alugado pela Prefeitura, o trâmite deve ser semelhante. “Precisaremos realizar ajustes no prédio e tentaremos fazer como contrapartida.” O anúncio do novo endereço do batalhão será feito nos próximos dias.

A descentralização da Guarda não para por aí. Recentemente, o prefeito anunciou que, em julho, o Centro ganhará um posto da GM, na praça Governador Pedro de Toledo. Inicialmente, 16 guardas se revezarão em turnos e estarão 24 horas na região central. Além de realizarem atendimento no posto, esses GMs farão o patrulhamento comunitário.

No caso do Canil, o terreno é da Prefeitura e todos os custos da obra serão arcados pela construtora Santa Ângela, que construirá um empreendimento na região. “Segurança é essencial e estamos felizes em poder colaborar”, comentou o diretor da empresa, Ricardo Benassi.

Prefeito visitou o espaço que vai abrigar o novo Canil da GM

Prefeito visitou o espaço que vai abrigar o novo Canil da GM

A mudança
A transferência possibilitará aos animais um cotidiano em um ambiente mais salubre, já que, de acordo com o comandante da GM, José Roberto Ferraz, há uma lei que exige que os cães vivam em um ambiente adequado. “No novo local, estaremos fora do meio urbano e os animais terão mais conforto, ventilação e menos barulho.”

Ferraz contou ainda que o novo canil terá uma área para abrigar cinco cachorros de outras polícias. “Nosso espaço obedecerá padrões internacionais. E, por isso, há a possibilidade de treinar animais de outras forças de segurança. Será uma boa oportunidade para a troca de experiências e conhecimento.” O comandante da GM destaca que em agosto a GM ganha um reforço de 70 novos GMs. “Muitos deles já demonstraram interesse em atuar no Canil.”

Pavimentação era um pedido antigo

Pavimentação era um pedido antigo

Além do Canil, a base central da GM na avenida União dos Ferroviários também mudará de endereço. A ideia é de que a mudança ocorra em 2015. Segundo Ferraz, o novo local será na avenida 14 de dezembro.

O prefeito explicou que a área que hoje abriga a GM, no futuro, se transformará em um estacionamento, interligado ao Complexo Fepasa. “O projeto já está aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham) e deve ser executado assim que a mudança da GM for concretizada.” O chefe do Executivo destacou ainda que a obra da passagem inferior na Ferroviários já está em fase final e será entregue em agosto.

Visita
O chefe do Executivo aproveitou a ida ao Medeiros para visitar a recém-concluída obra de drenagem e pavimentação da avenida Juvenal Arantes. A demanda era um antigo pedido da população. A área total de pavimentação é de 12.950 m². Foram executados 500 metros de drenagem.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/17/prefeito-anuncia-nova-sede-para-canil-da-gm-no-medeiros/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original