Segurança: Centro de Jundiaí ganha base da GM
Publicada em 02/06/2014 às 18:43O Centro de Jundiaí vai ganhar, em 30 dias, uma base da Guarda Municipal. A ação, que levará mais segurança a comerciantes e consumidores daquela região, é uma parceria entre a Prefeitura e o comércio. A ampliação do trabalho que a GM já faz nesta área é parte do Programa de Metas da administração municipal. Isso também possibilitará criar um diálogo mais amplo entre a corporação e os lojistas.
O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (2), pelo secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, em reunião com representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Guarda Municipal, Polícia Militar, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e proprietários e representantes de lojas.
Inicialmente, 16 guardas se revezarão em turnos e estarão 24 horas na região central. Além de realizarem atendimento no posto, esses GMs farão o patrulhamento comunitário. “Com a chegada dos novos GMs que vão para as ruas a partir de agosto, poderemos ampliar esse efetivo na região central”, explicou o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz. “Todos foram contratados por meio de concurso público, realizado pela atual administração.”
A base será instalada em um espaço na praça Governador Pedro de Toledo, onde fica a Catedral, todo preparado com isolamento de temperatura e som. Além de eletricidade, o espaço contará com internet. “A ideia é firmar um convênio com a Polícia Civil para que possamos registrar os boletins de ocorrência, que hoje podem ser feitos pela delegacia eletrônica. Assim desafogamos os distritos e damos agilidade a este procedimento”, explica o comandante, ressaltando que a proposta já está em discussão.
O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, destacou que, além da ação relacionada à segurança, que contará também com apoio da Polícia Militar, a Prefeitura tem trabalhado na ocupação da área central. “É uma preocupação do governo Pedro Bigardi realizar um conjunto de ações no Centro, relacionadas ao turismo, comércio, gastronomia e novos moradores. A ideia é reocupar, valorizar e reestruturar”.
Ações
Como exemplo, Pires citou o evento Sexta no Centro, organizado pelas secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento e Turismo, realizado dia 9 de maio. Além disso, lembrou que a revitalização de três praças na área central será feita por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
“Como contrapartida, a Odebrecht, que está construindo no bairro, vai revitalizar as praças Frederico Ozanam (em frente ao Hospital Regional); Dom Pedro II (em frente ao São Vicente, conhecida por Praça das Rosas); e a do Largo São Bento (no entorno do mosteiro)”.
O secretário destacou ainda que, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, já está em estudo a troca da iluminação das ruas Barão de Jundiaí, Rosário, Senador Fonseca e Zacarias de Góes. “Também estamos trabalhando com as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde para executarem ações relacionadas à população de rua no Centro”.
O capitão Esdras Morales, do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) colocou a corporação à disposição e destacou que fará também um trabalho para aproximar a PM dos comerciantes.
Luana Dias
Foto: Arquivo
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original