Serra recebe plantio de 350 mudas

Publicada em 05/06/2014 às 19:19

Com um sorriso que não cabia no rosto, o estudante Vitor Trevisol Francisco, de 11 anos, plantou uma árvore nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, ao lado do prefeito Pedro Bigardi. A muda de jequitibá branco foi uma entre as 350 plantadas em uma área pública de reflorestamento de 2,5 mil m², na Serra do Japi, em celebração à data.

LEIA TAMBÉM
Álbum de fotos
Ferroviários ganha 70 novas árvores
Educação inicia plantio de árvores nas escolas

“Precisamos cuidar da natureza”, disse o menino. Além de Vitor, outros alunos do Núcleo Educacional da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho participaram do plantio, com mudas de 33 espécies nativas da Serra do Japi, como cabreúva vermelha, capixingui, assoita-cavalo, paineira, jatobá, guatambu-de-leite, palmito juçara, aroeira-pimenteira, uvaia, pau-d’alho, mutambo, chico-pires, ingá, pata-de-vaca, pau-Viola, copaíba, entre outras.

Vitor plantou uma muda de jequitibá branco com o prefeito Pedro Bigardi

Vitor plantou uma muda de jequitibá branco com o prefeito Pedro Bigardi

A terra fértil precisou de pouco adubo para receber as mudas. Todas as sementes foram da própria Serra, cultivadas no Jardim Botânico e Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam).

O prefeito Pedro Bigardi comentou que o plantio não é apenas um ato simbólico. “Estamos realizando diversas ações na cidade e apostando muito na educação ambiental. Um estudo mostrou que a Serra é um dos principais patrimônios do Estado de São Paulo a serem preservados. É uma região muito frágil, que sofre com a pressão imobiliária e, por isso, temos que cuidar muito dela”, explicou ele às crianças.

O chefe do Executivo lembrou ainda que a Serra do Japi é reconhecida como patrimônio pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, destacou que, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, foi criado em março o Centro de Referência em Educação Ambiental, o Cream, que recebe as crianças para educação ambiental. “Temos muitas lutas, como cuidar da água, da zona agrícola e dar o tratamento certo para o lixo coletado no município. É um trabalho que precisa ser feito pelo governo, em parceria com a comunidade.”

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara, destacou a atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada no dia 1º e que segue até o dia 8. Ela disse ainda que dentro do Projeto Nossa Serra será aberta, em julho, a Trilha do Morcego, na Serra do Japi, com sete quilômetros de extensão. Além disso, a secretária frisou que a pasta já dialoga com donos de propriedades rurais sobre a abertura desses espaços para turismo rural na Serra.

Mais de 350 mudas foram plantadas em área de reflorestamento da Serra do Japi

Emeb
O prefeito Pedro Bigardi participou, também na manhã desta quinta-feira (5), do plantio de 43 árvores no entorno da Emeb Professor João Luiz de Campos. Entre as mudas, ipê branco, ipê roxo, oiti, alecrim de Campinas, além de espécies típicas do cerrado como dedaleiro, copaíba, cabreúva-vermelha e jacarandá paulista. Todas as mudas foram produzidas no viveiro municipal.

A atividade foi desenvolvida pela Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Divisão de Jardinagem, em parceria com a Emeb. Os alunos gostaram de participar. “Nunca plantei uma árvore e estou achando muito legal. Vou molhar todos os dias até crescer”, disse Cauã Henrique da Silva, de 7 anos. Assim como ele, Nicole Santana, de 7 anos, também gostou da experiência. “É importante cuidar da natureza plantar árvores para enfeitar a cidade. Eu vou ajudar a molhar e vou ficar de olho para ninguém estragar nenhuma.”

Diretora da escola, Maria Dejazete Leal explicou a ideia. “Agora a proposta é que cada árvore seja adotada por uma classe. O grupo de crianças vai molhar e acompanhar o crescimento, como um compromisso. Essa atividade possibilitou a conscientização sobre o meio ambiente. Ensinamos com é importante preservar as árvores para a saúde, para o bem estar do lugar onde vivemos.”

Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/05/serra-recebe-plantio-de-350-mudas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original