Museu da Companhia Paulista recebe exposição sobre fazendas de café

Publicada em 02/07/2014 às 15:19

A história das fazendas de café é o tema da exposição itinerante “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural”, que pode ser conferida até o dia 30 de julho no Museu da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa, com entrada gratuita.

MAIS
Destaque do Paulista relembra os tempos de amador no Solar

Exposição pode ser vista até o dia 30 de julho no Complexo Fepasa

Exposição pode ser vista até o dia 30 de julho no Complexo Fepasa

A exposição é uma parceria com o Sistema Estadual de Museus. “Estamos sempre em contato com a equipe do Sistema Estadual de Museus, eles sabiam do nosso interesse pelas exposições itinerantes, e nos indicaram esta. Achei muito interessante, principalmente por conta da ligação do café com as ferrovias”, conta a diretora do Complexo Fepasa, Maria Angélica Ribeiro.

A arquitetura, decoração, os espaços de produção e transformação do café, e a maneira de vida das famílias proprietárias e dos trabalhadores compõem diferentes formas de leitura sobre a história do café, do Estado e do País. A exposição conta com oito banners, com imagens de fazendas paulistas, distribuídas em regiões do Estado que abrangem as cidades de Queluz, São José do Barreiro, Lorena, Itu, Limeira, Cajuru, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Descalvado, Pinhal, São Carlos, Dourado e Jaú.

As imagens registradas pelo fotógrafo Haroldo Palo Jr. e os textos da professora doutora Maria Ângela Bortolucci, da Universidade de São Carlos (UFSCar) são resultado de um projeto de políticas públicas sobre fazendas históricas do Estado de São Paulo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no período 2008 a 2012.

Segundo o coordenador-geral do projeto e assessor de pesquisa do Centro de Memória da Unicamp (CMU), professor Marcos Tognon, as fotografias reunidas na exposição oferecem uma noção do trabalho realizado em campo por pesquisadores da Unicamp, USP e UFSCar.

A exposição está no Museu da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4522-4727.

Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/02/museu-da-companhia-paulista-recebe-exposicao-sobre-fazendas-de-cafe/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original