GM encerra curso do programa ‘Crack, É Possível Vencer’

Publicada em 04/07/2014 às 14:48

Foi encerrado na tarde desta sexta-feira (4) mais um módulo da capacitação dos guardas municipais de Jundiaí para atuar no programa Crack, É Possível Vencer, que está sendo implementado na cidade em parceria com o Governo Federal. Três eixos foram contemplados, dentro da lógica do programa: prevenção, cuidado e autoridade.

MAIS
Vila Marlene testa ‘check-up’ de idosos

Teatralização propiciou vivenciar ações futuras nas ruas

Teatralização propiciou vivenciar ações futuras nas ruas

O curso teve a duração de 160 horas e, nesta última etapa, que representa o eixo autoridade, 46 GMs participantes foram avaliados por uma equipe composta por GMs monitores credenciados pelo Ministério da Justiça, vindos de outras cidades. As atividades se dividiram em duas partes: a verbalização e uma oficina sobre as práticas de abordagem e encaminhamento.

De acordo com o subinspetor Cássio Nicola, coordenador de um dos módulos da capacitação, a GM de Jundiaí vive um momento inédito na história, que é formar o pessoal para o policiamento comunitário. “Acredito que, com isso, vamos conseguir melhores resultados no atendimento às pessoas em situação de risco, que são os dependentes químicos”, comentou.

Segundo Nicola, o atendimento multidisciplinar contemplado no programa Crack, É Possível Vencer vai abrir uma porta para que as ações sejam cada vez mais inclusivas. Haverá maior poder de convencimento, de aproximação dos indivíduos e o encaminhamento para os demais setores envolvidos na questão, como a saúde e a assistência social. “Vamos usar menos força, assumindo uma postura diferente, de convencimento”, concluiu.

Cassio Nicola é coordenador de um dos módulos

Cassio Nicola é coordenador de um dos módulos

Encenação e vivência
Seguindo o formato determinado pelo Ministério da Justiça, a oficina, realizada nas dependências do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, dividiu os GMs em grupos, para que, de forma teatral, pudessem vivenciar as situações que encontrarão nas ruas.

Sob a coordenação do inspetor Cláudio Ferigato, os GMs tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam durante as 160 horas de capacitação. Diversas possibilidades de abordagem foram encenadas, tendo os próprios GMs como atores, assim como foram demonstradas posturas corretas de ação. “Mesmo quando depararem com usuários de drogas em estado de agressividade, serão aplicadas as técnicas de contenção e, se necessário, utilizar apenas armas não letais, como o choque elétrico. São pessoas que precisam de encaminhamento”, explicou o inspetor.

Cláudio Ferigato aposta no sucesso do programa, que contará com outras secretarias envolvidas, como a Saúde e Desenvolvimento e Assistência Social, pois é um modelo que visa à recondução do indivíduo à sociedade. “A ideia é fazer com que os espaços hoje ocupados pelos drogados, e muitas vezes pelo tráfico, sejam dominados pela população, com atividades comunitárias e integrativas”.

Rumo certo
Para a avaliadora Valéria Simi Passini, GM de Guarulhos e credenciada pelo Ministério da Justiça para promover as capacitações dentro do programa, Jundiaí mostra que está conseguindo fazer sua parte no que diz respeito ao eixo autoridade. Segundo ela, a Guarda Municipal de Jundiaí está bem alinhada com os objetivos do programa, principalmente pelo fato de que não houve reprovação nesta avaliação, “O pessoal se saiu muito bem, inclusive na encenação das situações de rua”, disse.

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/04/gms-encerram-capacitacao-do-programa-crack-e-possivel-vencer/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original