Crack É Possível Vencer: GMs recebem diploma

Publicada em 07/07/2014 às 18:37

Jundiaí concluiu, nesta segunda-feira (7), uma importante etapa no trabalho de prevenção e cuidado relacionado às pessoas em situação de risco envolvendo drogas. Foi realizada a formatura de 46 guardas municipais no curso de capacitação do programa ‘Crack É Possível Vencer’. A solenidade aconteceu no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss).

MAIS
Guanabara recebe oficina de sabores e temperos

Prefeito Pedro Bigardi entrega diplomas aos formandos

Prefeito Pedro Bigardi entrega diplomas aos formandos

O programa, implementado na cidade em parceria com o Governo Federal, teve duração de 160 horas. Entre as temáticas do curso estavam policiamento comunitário, redes de atenção e cuidado e abordagem a pessoas em situação de risco. “Essa capacitação deveria acontecer para todas as Guardas Municipais do Brasil. É um importante trabalho de humanização”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.

O chefe do Executivo frisou ainda que considera o ‘Crack é Possível Vencer’ um dos melhores programas do Governo Federal. Além disso, ressaltou que para que a proposta seja sucesso, os municípios precisam trabalhar. “Nós estamos desenvolvendo diversas ações em escolas, incentivando o esporte e envolvendo os bairros, trabalhando a cultura e dando atenção a áreas que necessitam de projetos sociais. Estamos presentes em todos os cantos da cidade. A área de segurança pública é importante, mas precisamos deste outro lado”.

O comandante da GM de Jundiaí, José Roberto Ferraz, comentou que entre os formandos, os que tiveram melhor avaliação no curso farão parte de um grupo especializado, que terá de 8 a 12 guardas. Eles trabalharão diretamente com a população em situação de rua envolvida com o uso de drogas. De acordo com Ferraz, até agosto a Prefeitura receberá o ônibus adaptado, do Governo Federal, com câmeras de monitoramento. “Além disso, já recebemos dois veículos sedan, duas motos e cinquenta armas de eletrochoque. Tudo isso dentro do programa”.

Mais de 40 GMs receberam o certificado

Mais de 40 GMs receberam o certificado

Formandos
Entre os guardas que participaram do curso estava o GM Cláudio Ribeiro Da Matta. Para ele, os guardas saem mais preparados para lidar com essa população após a capacitação. “Será um tratamento cada vez mais humanizado. Acredito que todos nós saímos daqui com outra visão. Sabemos que essas pessoas são doentes e não marginais”, comentou.

Assim como ele, a GM Amanda Nunes da Cunha destacou que a maneira de lidar e cuidar desse público será diferente. “O curso ampliou nossa visão. Os guardas, que já eram preparados para esse tipo de trabalho, estão ainda mais qualificados”.

Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/07/crack-e-possivel-vencer-gms-recebem-diploma-de-capacitacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original